Prefeitura do Rio entrega conjunto habitacional reformado e reinaugura praça na Zona Norte

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (05/03), a reforma do conjunto habitacional Chave de Ouro, em Água Santa, que faz parte do programa Conjunto Maravilha. No Cachambi, também na Zona Norte, houve a entrega da revitalização da Praça Orlando Silva, incluindo a instalação do novo busto do cantor, feito em resina. O anterior, de bronze, foi roubado.

No conjunto habitacional Chave de Ouro foram feitas obras que garantem a chegada dos serviços de infraestrutura à unidade do bairro de Água Santa. Os investimentos da Prefeitura somam R$ 963 mil. A Rio-Urbe fez a reforma dos telhados dos 16 blocos de apartamentos, bem como a recuperação e impermeabilização da caixa d’água. As fachadas e muros dos 11 prédios da unidade também tiveram o emboço e a pintura recuperados, assim como os portões e os gradis. O Conjunto Maravilha é o programa da Prefeitura responsável por revitalizar conjuntos municipais que sofrem com a falta de conservação e infraestrutura.

– Mais uma entrega de um conjunto habitacional no subúrbio, deixando o ambiente digno e revitalizado – afirmou  o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro

Busto de Orlando Silva, em resina, é o primeiro caso de figura humana feita com esse material – Prefeitura do Rio
Busto de Orlando Silva, em resina, é o primeiro caso de figura humana feita com esse material – Prefeitura do Rio

Praça revitalizada ganha monumento feito em resina

No Cachambi, aconteceu a inauguração da Praça Orlando Silva, que foi completamente remodelada e ganhou um novo monumento em homenagem ao “Cantor das Multidões”, confeccionado e instalado pela Secretaria de Conservação. A Fundação Parques e Jardins fez a recomposição do passeio em concreto, colocou piso em saibro na área infantil, instalou novos brinquedos e guarda-corpo no parquinho, além da reforma dos mobiliários existentes, pintura de totem, mesas e bancos em concreto e novos equipamentos de ginástica. O investimento  na recuperação da praça foi de R$ 129 mil e a obra durou 90 dias.

– Importante resgatarmos e valorizarmos a imagem de um grande artista nacional, com a revitalização do seu busto numa praça também reparada. É mais um passo na recuperação da cidade. Construir é difícil e destruir é fácil, mas reconstruir exige muito esforço. Seguimos nessa batalha para recuperar o orgulho de ser suburbano – disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

O busto de Orlando Silva, em resina, é o primeiro caso de figura humana feita pela Secretaria de Conservação com esse material. Originalmente em bronze, a escultura foi furtada duas vezes. O molde foi feito em 3D, usando registros fotográficos do busto original. A peça levou cerca de um mês para ficar pronta, entre molde, modelagem e confecção da escultura.

– É um projeto-piloto, que, a princípio, só pode ser executado em monumentos que não sejam tombados. A intenção é fazer a mesma coisa em outros pontos da cidade – contou a gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação, Vera Dias