Rio de Janeiro avança na aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários

A campanha segue de forma escalonada até os 60 anos, na sexta-feira (10/3). A vacinação continua para pessoas com 12 anos imunocomprometidas

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio avança, a partir desta segunda-feira (6/3),  para a segunda etapa de aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários, para pessoas com 68 anos ou mais. A campanha segue de forma escalonada até os 60 anos, na sexta-feira (10/3). A vacinação continua para pessoas com 12 anos imunocomprometidas.

A vacina está sendo aplicada em todas as 237 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde), além do Super Centro Carioca de Vacinação e postos extras pela cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A bivalente foi criada para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. Importante destacar que a vacina é recomendada como dose de reforço para essas pessoas dos grupos prioritários, devidamente imunizadas com pelo menos duas doses de vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenham tomado a última dose há pelo menos quatro meses.

Para o grupo de idosos, basta apresentar documento de identificação e o comprovante de vacinação (se disponível). Já os imunocomprometidos (transplantados; pessoas com HIV; pacientes com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos; entre outros) deverão apresentar o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, além de CPF ou CNS do usuário.