10 mulheres cariocas que fizeram história

No Dia Internacional da Mulher o Diário Carioca homenageia as mulheres com alguns exemplos de mulheres fantásticas que nasceram na Cidade Maravilhosa

No mundo, as mulheres cariocas se destacam nas mais diversas áreas por seu talento e excelência . Elas foram responsáveis por uma nova geração de artistas, atletas, personalidades culturais e políticas. No Dia Internacional da Mulher o Diário Carioca homenageia as mulheres com alguns exemplos de mulheres fantásticas que nasceram na Cidade Maravilhosa. Veja alguns destaques:

Bibi Ferreira

Nascida no Charmoso bairro do Flamengo, Bibi Ferreira, nascida Abigail Izquierdo Ferreira, faleceu em 13 de fevereiro de 2019 e deixou um gigantesco legado para a arte.

Bibi Ferreira - Foto: Divulgação
Bibi Ferreira – Foto: Divulgação

Bibi foi apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora. De ascendência portuguesa e espanhola, era filha do ator brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo, tendo feito sucesso durante décadas no Brasil e em Portugal.

Cecília Meirelles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964) nasceu no Rio Comprido, Rio de Janeiro no dia 7 de novembro de 1901. Perdeu o pai poucos meses antes de seu nascimento e a mãe logo depois de completar 3 anos. Foi criada por sua avó materna, a portuguesa Jacinta Garcia Benevides.

Cecilia Meireles
Cecilia Meireles

Cecília foi poetisa, professora, jornalista e pintora. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreou na literatura com o livro “Espectros”.

Chiquinha Gonzaga

Francisca Edviges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Pioneira musicista, Chiquinha foi a primeira pianista chorona (que tocava choro), autora da primeira marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga

A compositora e regente carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935) destaca-se na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país pelo seu pioneirismo. A coragem com que enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causou escândalo em seu tempo. Atuando no rico ambiente musical do Rio de Janeiro do Segundo Reinado, no qual imperavam polcas, tangos e valsas, Chiquinha Gonzaga não hesitou em incorporar ao seu piano toda a diversidade que encontrou, sem preconceitos. Assim, terminou por produzir uma obra fundamental para a formação da música brasileira, pela primeira vez apresentada ao grande público por meio do Acervo Digital Chiquinha Gonzaga

Elza Soares

Elza Soares da Conceição (1930-2022) foi cantora e compositora e um dos maiores nomes da MPB, Elza recebeu ano 2000, em Londres, o título de “A Melhor Cantora do Universo” dado pela emissora BBC.

Elza Soares
Elza Soares

Famosa pela voz rouca, Elza Soares foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua história de vida conta com tragédias e reviravoltas memoráveis, tornando Elza como um dos maiores símbolos da força feminina nos últimos tempos.

Elza Soares nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro (em uma favela onde hoje está situada a Vila Vintém), no dia 20 de janeiro de 1930. Seu pai, Avelino Gomes era operário e sua mãe Rosaria Maria da Conceição, era lavadeira

Fernanda Montenegro

Arlette Pinheiro Monteiro Torres – o Fernanda Montenegro é um nome artístico criado por ela-, é uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos.

Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro

Fernanda teve sua primeira carteira assinada aos 15 anos como redatora, locutora e radioatriz da Rádio MEC. Em 1952 casou-se com o ator Fernando Torres, morto em 2008, com quem teve a atriz Fernanda Torres e o diretor, Cláudio Torres.

Nascida no bairro do Campinho, Zona Norte do Rio, ela pisou pela primeira vez em um palco aos oito ano de idade para participar de uma peça na igreja.

Em 25 de março de 2022, Fernanda tomou posse oficialmente da cadeira 17 na Academia Brasileira de Letras

Glória Maria

Glória Maria (1949-2023) foi uma jornalista brasileira. Foi apresentadora do jornal “RJTV”, repórter do Jornal Hoje, do Jornal Nacional e do programa “Fantástico”. Viajou o mundo desde 2010 fazendo reportagens especiais para o programa “Globo Repórter”.

Glória Maria
Glória Maria

Símbolo da liberdade feminina, da luta contra o racismo, contra o machismo e exemplo de profissionalismo, Glória Maria foi uma das mais recentes perdas da cena jornalística Brasileira.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1949. Seu pai Cosme Braga da Silva era alfaiate, e sua mãe Edna Alves Matta era dona de casa.

Hêlo Pinheiro

Heloísa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro, ou apenas Helô Pinheiro, nasceu no bairro do Grajaú, Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1945. Modelo, atriz, empresária, jornalista , apresentadora de TV, bacharel em direito e célebre por ter sido a musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a canção “Garota de Ipanema”, que projetou a MPB internacionalmente como a música mais tocada em todos os tempos .

Hêlo Pinheiro
Hêlo Pinheiro

A canção foi composta quando Tom Jobim e Vinícius de Moraes viram a jovem Helô, com apenas 17 anos, no bairro de Ipanema indo a caminho do mar.

Em 2022, nos 60 anos da canção Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, a musa que inspirou a canção de Vinicius de Morais e Tom Jobim, foi tema de um congresso de psicanálise em Paris.

Isabel do Brazil (A Princesa Isabel)

A princesa Isabel, nascida no Paço de São Cristóvão (Paço Imperial), Rio de Janeiro, é uma das figuras mais conhecidas quando o assunto é o período monárquico da história brasileira, tendo sido a responsável por decretar a abolição da escravatura no Brasil. Casada com o francês Conde d’Eu, a princesa era a herdeira do trono brasileiro, mas a Proclamação da República, em 1889, forçou sua fuga para o exílio.”

Isabel do Brazil (A Princesa Isabel)
Isabel do Brazil (A Princesa Isabel)

Isabel do Brasil, cognominada “a Redentora”, foi a filha mais velha do imperador Pedro II do Brasil e da imperatriz consorte Teresa Cristina das Duas Sicílias e, portanto membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.

Marielle Franco

Marielle Franco é mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa e cria da favela da Maré, no Rio de Janeiro. Essa é a principal definição da biografia da Socióloga com mestrado em Administração Pública, que foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, com 46.502 votos.

Marielle Franco
Marielle Franco

Marielle foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.

No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava. 13 Tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Quem mandou matar Marielle mal podia imaginar que ela era semente, e que milhões de Marielles em todo mundo se levantariam no dia seguinte.

Roberta Close

Registrada como Luiz Roberto, Roberta Close Gambine Moreira, nascida no Bairro de Fátima, no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro de 1964, fez enorme sucesso como modelo.

Roberta Close
Roberta Close

A carioca é naturalizada suíça e já trabalhou como apresentadora, atriz e modelo — profissão pela qual desfilou para inúmeras grifes, incluindo Thierry Mugler, Guy Laroche e Jean Paul Gaultier, além de estampar editoras da Vogue e Marie Claire, se tornando uma dos principais expoentes das passarelas brasileiras para o mundo na década de 1980

Roberta teve problemas de aceitação na família no início e precisou sair de casa ainda muito jovem. O sobrenome artístico surgiu por conta de um ensaio sexy que fez para a extinta revista “Close”, que fez com que Roberta ficasse conhecida nacionalmente. …

Foi uma das primeiras mulheres trans a quebrar barreiras na mídia e ser aceita nos mais diversos nichos da sociedade. Close é a vanguarda na luta contra a transfobia e a homofobia no Brasil.

As mulheres cariocas têm um impacto significativo sobre a cultura popular do Brasil. Elas são responsáveis por gerar uma nova geração de artistas, atletas, personalidades culturais e políticas.