Prefeitura do Rio e Universidade de Columbia lançam centro de pesquisas sobre mudanças climáticas

Evento de lançamento será no dia 14 de março, no Museu do Amanhã, com participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva

O Climate Hub Rio será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados a todos os aspectos das mudanças climáticas do Brasil, um centro regional dedicado para iniciativas educacionais, dentro do Columbia Global Center Rio, que vai reunir especialistas brasileiros, da Universidade de Columbia e do mundo, em um ambiente propício para cientistas e outros pesquisadores trabalharem em questões climáticas globais enquanto se beneficiam de uma importante perspectiva regional. O Climate Hub foi patrocinado pela Prefeitura do Rio e possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais, no Brasil, e a comunidade científica global.

O Columbia Global Center Rio completa uma década de atuação, neste ano, e faz parte de uma rede de dez centros globais da Universidade de Columbia, uma das principais instituições acadêmicas do mundo. Os centros servem como centros de conhecimento que visam a educar e inspirar por meio de pesquisa, diálogo e ação. Eles promovem a compreensão, facilitam parcerias e constroem as pontes necessárias para este mundo em mudança.

A escolha do Rio como sede do Climate Hub reforça o pioneirismo e o longo histórico da cidade em ações relacionadas a questões do clima, tendo sido sede da ECO-92, da Rio+20, sendo que o prefeito Eduardo Paes foi presidente do C40, o grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

O evento de lançamento do Climate Hub será realizado no dia 14 de março, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, e contará com participações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; ,Thomas Trebat diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; Daniel Zarrilli, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, além de diversas autoridades brasileiras e estrangeiras nos campos do clima e meio ambiente, direitos humanos, políticas públicas, tecnologia & inovação.

O evento é aberto ao público, com inscrições abertas através do site oficial do Columbia Global Center Rio.

Campus da Universidade de Columbia, em Nova York - divulgação
Campus da Universidade de Columbia, em Nova York – divulgação

O objetivo do Climate Hub Rio é promover uma cooperação mais ampla da comunidade acadêmica da Universidade de Columbia com o Brasil, não se limitando apenas a um maior acesso à Columbia em Nova York ou a temas específicos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub Rio oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na Universidade Columbia, em Nova York.

O Climate Hub será uma entidade dentro do Columbia Global Center Rio, atuando como um centro regional dedicado para iniciativas educacionais e pesquisas brasileiras na área de clima e meio ambiente. Também possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais no Brasil e a comunidade científica global. Deste modo, permitirá que atores que dificilmente acessam a Universidade de Columbia passem a coproduzir com cientistas e pesquisadores da instituição. Bem como possibilitará que a Universidade de Columbia aja de forma mais territorializada, assertiva e tenha acesso a conhecimentos produzidos por atores do Sul Global.

O Climate Hub deve se aproximar dos movimentos de base, atuando como ponte entre esses dois universos, facilitando e amplificando a participação efetiva de agentes diversos na agenda climática global.

Columbia Women's Leadership Network in Brazil Program | O programa de liderança feminina é um dos programas oferecido pelo Columbia Global Centers | Rio de Janeiro
Columbia Women’s Leadership Network in Brazil Program | O programa de liderança feminina é um dos programas oferecido pelo Columbia Global Centers | Rio de Janeiro

Do ensino à ação: Climate Hub terá quatro modelos de atividades principais

O Climate Hub será organizado em torno de quatro atividades principais.

Ensino: participação do corpo docente Columbia em programas educacionais a serem desenvolvidos no Hub.

Convocação: desenvolvimento e organização de eventos e programação em torno de questões diversas relacionadas ao clima, incluindo transição energética, uso da terra e equidade climática.

Rede: criação de conexões entre talentos acadêmicos, com o objetivo de promoção de pesquisas e, sobretudo, ampliar a divulgação fora do Brasil do trabalho e resultados desenvolvidos pelo Hub e instituições de ensino parceiras.

Ação: promover impacto concreto nas ações de política climática localmente no Rio de Janeiro, nacionalmente no Brasil e globalmente por meio da rede da Universidade de Columbia.

Evento de lançamento do Climate Hub | Columbia Global Center Rio

Data: 14 de março de 2023

Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
 

Agenda:


14h30: Lançamento oficial do Climate Hub | Rio

  • Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Universidade de Columbia
  • Alex Halliday, decano da Columbia Climate School
  • Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio de Janeiro

14h50: Apresentação de autoridades do governo federal

  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
  • Celso Amorim, embaixador e assessor especial da Presidência

15h10: Painel I – Cooperação Internacional em Mudanças Climáticas: Perspectivas da Saúde Pública, Florestas e Direitos Indígenas

  • Walter Baethgen, cientista sênior de pesquisa da Columbia Climate School
  • Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas
  • Rudi Rocha, professor da Fundação Getúlio Vargas
  • Murugi Ndirangu, diretora do Columbia Global Center de Nairóbi, Quênia

    16h20: Coffee Break

16h40: Painel II – Dilemas da Sustentabilidade Urbana: Cidades na Era da Crise Climática

  • Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima
  • Daniel Zarilli, conselheiro especial para Clima e Sustentabilidade na Universidade de Columbia
  • Natalie Unterstell, presidente do Talanoa Institute
  • Thiago Nascimento, fundador do LabJaca

17h50: Considerações finais

  • Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
  • Thomas Trebat, diretor dos Centros Globais da Columbia | Rio de Janeiro

18h: Recepção aos participantes