Recicla Orla e Ifood se juntam para promover mais um Clean Up em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A ação é aberta ao público e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do descarte correto dos resíduos gerados na praia

Rio de Janeiro, março de 2023 — No próximo sábado, no dia 11/03, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da Pólen, e o Ifood vão realizar um mutirão de limpeza na praia de Copacabana para promover mais um evento de limpeza das areias. O evento será marcado pelo foco na mulher dentro da sustentabilidade, em comemoração ao dia internacional da mulher. O Recicla Orla fará a recepção e passagem de toda informação necessária para a participação no evento, que contará com um super bate-papo, distribuição de materiais para a coleta e coffee break. Além disso, a manhã será repleta de muita alegria e integração. O evento acontecerá das 09h às 12h30, no quiosque Dumare, em frente à rua Siqueira Campos, no Posto 3 da praia de Copacabana e será aberto para todas as pessoas que desejarem se voluntariar e participar dessa ação. O evento se encerrará com a música ao vivo da Roda de Samba das Meninas, proporcionada pelo quiosque Dumare.


“O nosso principal objetivo agora é trabalhar em nossos quiosques, no processo de conscientização dos nossos funcionários e clientes, sobre mudanças no estilo de vida, ao que se refere às práticas sustentáveis, buscando assim, minimizar os impactos socioambientais negativos e fortalecer, cada vez mais, essa corrente do bem”, comenta Marcio Santos, operador do quiosque Dumare.


O mutirão de limpeza das areias é aberto ao público e as pessoas interessadas em participar do movimento deverão se apresentar ao chegar no ponto de encontro, onde receberão todo material e instruções para realizar a coleta dos resíduos nas areias. Desde o início da parceria com o iFood, o Recicla Orla já realizou mais de 58 mutirões de limpeza de praia, dando destinação correta a mais de 22 toneladas de materiais recicláveis retirados somente das areias das praias cariocas. Destes materiais, destaca-se o plástico, que, sem a destinação adequada, torna-se vilão das praias e do ambiente marinho.


Nos últimos anos, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, social and corporate governance) em sua cultura. E vem apresentando iniciativas que impulsionam a economia circular, sendo um deles o Recicla Orla. Há também o projeto Praia Circular, desenvolvido pela União Europeia em parceria com a RioTur, com foco na redução da geração de embalagens plásticas pós consumo e melhor gestão de resíduos produzidos nas areias cariocas. Além do Orla Abraça, que recolhe e distribui agasalhos e quentinhas para grupos que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, a empresa conta com alguns quiosques ‘Lixo Zero’, que destinam mais de 90% do lixo, recolhido no quiosque, de volta para a cadeia de forma correta.


Recentemente, a Orla Rio criou uma nova área com foco específico em ESG, visando buscar formas de minimizar os impactos no meio ambiente e ajudar a construir um mundo mais justo e responsável. Além de manter os melhores processos de administração e ser cada vez mais consciente com o meio ambiente.

Sobre a Orla Rio:

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Clique aqui para mais informações.


Sobre o Recicla Orla:

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Inicialmente, com seis pontos, o Recicla Orla reciclou mais de 2.259 toneladas de matérias, sendo 317 de plásticos, 994 de papéis e 859 de vidros