Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro, chega aos 6 mil visitantes

A Base Nacional Integrada de Sobreviventes do Holocausto aumentou após a abertura do novo espaço

Desde sua inauguração no dia 19 de janeiro, o Memorial às Vítimas do Holocausto, já recebeu mais de 6 mil visitantes para conhecer sua exposição permanente, instalada na parte edificada do monumento, no subsolo no Parque Yitzak Rabin (conhecido como Mirante do Pasmado), em Botafogo. Com entrada gratuita, a mostra apresenta aos visitantes as memórias e os relatos de vítimas e sobreviventes de um dos maiores genocídios da história em forma de imagens, áudios, sons, relatos e conteúdos interativos. 

Memorial às Vítimas do Holocausto Foto: Albert Andrade
Memorial às Vítimas do Holocausto Foto: Albert Andrade

A abertura do Memorial também já contribuiu para dar visibilidade à Base Nacional Integrada de Sobreviventes do Holocausto e, com isso, estimular sobreviventes e familiares a contribuírem para a base dando informações. Fruto de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, o Memorial é a primeira interface pública desse banco de dados, que reúne informações sobre vítimas do nazismo que imigraram para o Brasil, e que já é alimentada desde 2o11, e sob a forma de um sistema único desde 2018.

Mesa do Acolhimento - Memorial às Vítimas do Holocausto Foto: Albert Andrade
Mesa do Acolhimento – Memorial às Vítimas do Holocausto Foto: Albert Andrade

Desde janeiro, cerca de 50 novos nomes foram inseridos na base graças à Mesa dos Acolhidos – um dos destaques da exposição. Ao interagir com as imagens projetadas nesta mesa, o visitante acessa informações sobre quase 3 mil pessoas que se mudaram para o Brasil fugindo da perseguição nazista. E o visitante também descobre, ali mesmo, na mesa, o caminho para sugerir nomes a serem acrescidos à base. O processo para inclusão dos nomes passa pela análise de uma equipe especializada, e essa análise pode ainda gerar a descoberta de outras pessoas a serem acrescentadas à base. A mesa é um recurso multimídia e interativo que traz as fotos dos sobreviventes e também uma ficha com informações como data e cidade de nascimento, passagem por campos de concentração e por guetos.

Visita ao MMH (Albert Andrade)
Visita ao MMH (Albert Andrade)

Idealizado pelo ex-deputado Gerson Bergher, o Memorial às Vítimas do Holocausto tem o objetivo de preservar e tornar conhecidas as histórias das vítimas da perseguição e do genocídio empreendido pelo nazismo que atingiu judeus, ciganos, negros, pessoas com deficiência física e mental, comunidade LGBTQIA+, Testemunhas de Jeová e maçons. O espaço é uma realização da Associação Cultural Memorial do Holocausto, com apoio institucional da Prefeitura do Rio, e concepção curatorial e implantação museográfica do IDG, tendo a Multiplan como patrocinador máster. O projeto conta ainda com o Banco Safra, Banco Daycoval e Cyrela como patrocinadores, Fundo RJZ como copatrocinador e Consulado da Alemanha, CSN e Gávea Investimentos como Parceiros.

Mídias do Memorial às Vitimas do Holocausto:

Instagram: Link

Site: Link 


Serviço

Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo.

Acesso pela Rua General Severiano.

Como chegar, neste link

Horário de funcionamento da exposição:

De quinta a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)

Classificação indicativa: 12 anos

Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de 8h às 22h

Ingressos: gratuitos e devem ser retirados pelo site da Sympla