Abrasel RJ e Marinha do Brasil anunciam parceria para geração de empregos em bares e restaurantes do Rio de Janeiro

Acordo também prevê formação de mão de obra

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes RJ (Abrasel RJ) e a Marinha do Brasil anunciam uma importante parceria para promoção da inclusão social, através da geração de emprego e renda, com contratações e formação de mão de obra especializada em bares e restaurantes. O convênio foi celebrado em um evento no Museu Naval, no Centro do Rio de Janeiro, na noite da última segunda-feira.
 

O projeto tem como foco jovens assistidos pela Associação Abrigo do Marinheiro, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública. Além das vagas de trabalho em bares e restaurantes do estado do RJ que serão disponibilizadas, a Abrasel promoverá acesso gratuito a cursos oferecidos pelo Instituto João Diniz, assim como por outros parceiros educacionais da Abrasel.
 

Os cursos terão abrangência técnica e comportamental, como por exemplo, liderança, atendimento, marketing, gestão do tempo, ajudante de cozinha, caixa, ajudante em compras, entre outros.
 

O evento de celebração da parceria contou com a presença de representantes das entidades envolvidas, incluindo Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ; do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo; o fundador do Instituto João Diniz e conselheiro Abrasel, João Diniz; o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Nilton Caldeira; o diretor-geral da Associação Abrigo do Marinheiro, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira; do diretor-geral do pessoal da marinha, Almirante de esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; e do Comandante-Geral do corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga.

Abrasel RJ e Marinha do Brasil celebram parceria - foto Danielle Leite
Abrasel RJ e Marinha do Brasil celebram parceria – foto Danielle Leite

A parceria entre a Abrasel RJ e a Marinha do Brasil é a primeira do gênero entre as instituições. A expectativa é de que a iniciativa possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer o setor de bares e restaurantes como um todo.

Ao todo, a Abrasel RJ conta com mais de 1.800 bares e restaurantes associados no Rio de Janeiro. O setor de alimentação fora do lar é o maior gerador de empregos no estado e no país, e o que tem maior capilaridade. A Abrasel Nacional conta com 14 mil estabelecimentos associados.

Evento no museu naval teve a presença de autoridades, militares e lideranças da sociedade civil - foto Danielle Leite
Evento no museu naval teve a presença de autoridades, militares e lideranças da sociedade civil – foto Danielle Leite

SOBRE A ABRASEL RJ

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial, que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País. Fundada em 1986, no Rio de Janeiro, a entidade representa mais de 10 mil bares e restaurantes em todo o Brasil. Com mais 1.800 estabelecimentos associados no estado do Rio de Janeiro, a seccional Abrasel RJ é presidida pelo empresário e advogado Pedro Hermeto, que se reelegeu para novo mandato de três anos em junho passado