Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro vai instalar novo quartel em Magé

Destacamento vai reforçar atendimento e reduzir ainda mais o tempo-resposta no município

O governo do estado do Rio de Janeiro, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), vai instalar mais um quartel no município de Magé. A unidade, que por orientação do governador Cláudio Castro será instalada no 6° Distrito, vai reduzir ainda mais o tempo-resposta e reforçar os socorros que hoje são prestados pelo 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) nas localidades de Piabetá, Fragoso, Raiz da Serra e Pau Grande.

A obra ficará a cargo da Prefeitura de Magé, responsável pela cessão do terreno e pela construção das instalações do novo grupamento. Ao CBMERJ caberá a equipagem e a distribuição estratégica de efetivo para a unidade.

– Com esse novo Destacamento em Magé vamos aumentar ainda mais a agilidade nos chamados e ampliar o atendimento de excelência em prol da população da região. A unidade contará ainda com apoio de viaturas de ponta, recém-adquiridas – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro.

Moção de aplausos e congratulações

O anúncio foi feito durante cerimônia de homenagem da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aos bombeiros do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). A Alerj concedeu moção de aplausos e congratulações à unidade e seus militares pelos relevantes serviços prestados à população da cidade de Magé.

A unidade, que é especializada em Combate a Incêndio Florestal e no Serviço de Busca e Resgate com Cães, se destacou recentemente na imprensa pelo resgate bem-sucedido de um cão que ficou dois dias preso em um buraco de mais de 10 metros de profundidade. A equipe empregou técnicas de salvamento em espaços confinados para efetuar o socorro, que durou cerca de 2 horas. Tripé, cordas, polias, mosquetões e equipamentos de proteção respiratória foram usados na descida, após a devida análise do solo.

– Para o Corpo de Bombeiros do Rio, toda vida importa. Não poupamos esforços para salvar – completou o coronel Leandro Monteiro.