Rio de Janeiro: Light é campeão de reclamação dos consumidores

PROCON CARIOCA realiza 2851 registros de reclamações na Semana do Consumidor

O Procon Carioca órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, registrou 2.851 reclamações durante a Semana do Consumidor, entre 13 e 17 de março. Os números incluem os atendimentos realizados no mutirão de negociação de dívidas e problemas, realizado presencialmente no Bangu Shopping, entre 14 e 16 de março, além das reclamações abertas nas plataformas online Consumidor.gov.br e Proconsumidor.

A Light encabeça o ranking das 10 empresas mais reclamadas, na Semana do Consumidor, com 240 reclamações. Na sequência, vêm: Banco Itaú (164 ), Banco Bradesco (150), Claro (146), Zona Oeste Mais Saneamento (118), Banco Santander (114), Caixa Econômica Federal (99), Casas Bahia | Casasbahia.com | Ponto Frio | Pontofrio.com | Extra.com (93), Tim (88) e Oi (82).

Mais de 30 empresas, concessionárias, instituições financeiras, órgãos públicos e de Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ, participaram da iniciativa Além das equipes do Instituto Municipal de Defesa do Consumidor, a secretaria municipal de Trabalho e Renda, a secretaria municipal de Assistência Social e a secretaria municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, com o canal 1746, disponibilizaram diversos serviços para a população.

Os consumidores puderam fazer acordos com até 90% de desconto, além de parcelamentos com maior número de cotas para facilitar o pagamento. A dona de casa Rosemary Pereira, de Padre Miguel, tinha uma dívida de R$ 3239, 95 com o Banco Itaú e fez um acordo para quitar tudo por R$ 4,60. “Há anos eu estava com essa pendência e não conseguia resolver porque nem as parcelas cabiam no meu orçamento. Como mutirão do Procon negociei um desconto muito grande. Que alívio resolver tudo”, contou.

Ainda na semana do Consumidor, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. inaugurou também, em 17 de março, um posto avançado de atendimento em parceria com a Universidade Cândido Mendes, no campus da UCAM , em Ipanema. Os atendimentos acontecem, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento prévio.

Vale ressaltar que, na primeira quinzena de março, houve um registro de 536 reclamações nas plataformas PROCONSUMIDOR e Consumidor.gov.br, em decorrência do Mutirão de Renegociação/Parcelamento de Dívidas promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) Bancos), que segue até 31 de março.

Para o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, o Dia do Consumidor não poderia ter sido comemorado de forma mais eficaz. “Foi uma semana com diversas ações com o objetivo de ampliar o atendimento ao cidadão. Seja de forma presencial ou via plataformas digitais, nos mais diversos canais. Agilizar a resolução das demandas do consumidor é o foco das ações do Procon Carioca”, afirma Igor.