No Rio, Light lidera ranking de reclamações na semana do consumidor; confira a lista completa

           A Semana do Consumidor, que ocorreu entre 13 e 17 de março, teve 2.851 reclamações registradas por consumidores pelo Procon Carioca, órgão que está vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania do Rio. 

Os números incluem os atendimentos realizados no mutirão de negociação de dívidas e problemas, realizado presencialmente no Bangu Shopping, além das reclamações abertas nas plataformas online Consumidor.gov.br e Proconsumidor.

A Light lidera o ranking das dez empresas mais reclamadas na Semana do Consumidor, com 240 reclamações. Na sequência, vêm: Banco Itaú (164), Banco Bradesco (150), Claro (146), Zona Oeste Mais Saneamento (118), Banco Santander (114), Caixa Econômica Federal (99), Casas Bahia, Casasbahia.com, Ponto Frio, Pontofrio.com e Extra.com (93), Tim (88) e Oi (82).

Leia mais: Quer quitar suas dívidas no Serasa? Cuidado com o golpe do boleto falso

         Mais de 30 empresas, concessionárias, instituições financeiras, órgãos públicos e de defesa do consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ, participaram da iniciativa. Equipes do Procon Carioca, a Secretaria municipal de Trabalho e Renda, a Secretaria municipal de Assistência Social e a Secretaria municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, com o canal 1746, disponibilizaram diversos serviços para a população.

Os consumidores puderam fazer acordos com até 90% de desconto, além de parcelamentos com maior número de cotas para facilitar o pagamento. A dona de casa Rosemary Pereira, de Padre Miguel, por exemplo, tinha uma dívida de R$ 3.239,95 com o Banco Itaú e fez um acordo para quitar tudo por R$ 4,60.

Leia também: Deputados do RJ cobram da Águas do Rio cronograma de investimentos para cada município

Ainda na Semana do Consumidor, o Procon Carioca inaugurou também, no dia 17 de março, um posto avançado de atendimento em parceria com a Universidade Cândido Mendes, no campus da UCAM, em Ipanema. Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento prévio.

Vale ressaltar que, na primeira quinzena de março, houve um registro de 536 reclamações nas plataformas Proconsumidor e Consumidor.gov.br, em decorrência do Mutirão de Renegociação/Parcelamento de Dívidas promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que segue até 31 de março.

                   Edição: Eduardo Miranda