Prefeitura entrega novos imóveis reformados pelo programa Casa Carioca na Providência

Em sua primeira fase, o programa beneficia os complexos da Penha, Alemão, Maré, Jacarezinho, Morro da Providência e Vila Kennedy, onde foram contratadas reformas para oito mil casas

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Ação Comunitária, Marli Peçanha, visitaram, no Morro da Providência, neste sábado (25/3), casas reformadas pelo programa Casa Carioca, que integra o Programa Favela com Dignidade. Em sua primeira fase, o programa beneficia os complexos da Penha, Alemão, Maré, Jacarezinho, Morro da Providência e Vila Kennedy, onde foram contratadas reformas para oito mil casas. Na fase dois do Casa Carioca, estão previstas intervenções em imóveis na Rocinha, Cidade de Deus e nos complexos do Chapadão, Lins e Pedreira, entre outros, onde serão licitadas 12 mil casas. O total de casas a serem beneficiadas pelo programa até 2024 é de 20 mil, num investimento de R$ 300 milhões.

– O governo cobra imposto das pessoas para prestar serviço, especialmente para olhar para aqueles que mais precisam. Não é fazer uma mansão de rico, mas é dar dignidade, ter um banheiro, uma cozinha, ter o asseio necessário. Isso nos deixa muito orgulhoso do Casa Carioca. É uma alegria estar aqui entregando essas casas. E vamos continuar investindo, os que mais precisam são a nossa prioridade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Troca de telhados, aumento de ventilação com abertura de janelas e basculantes, colocação de portas, instalação de módulos hidrossanitários, adaptação em banheiros para pessoas idosas e com deficiência, instalação elétrica, pinturas e emboços foram algumas das mudanças executadas. Tudo para possibilitar um ambiente seguro e saudável para famílias em situação de vulnerabilidade social.

– É muito bom ver a satisfação das pessoas em receber essas melhorias. Quando você entra nas casas dessas famílias, você traz dignidade para elas e faz com que sejam inseridas no restante da cidade, com a autoestima recuperada. As melhorias que estamos fazendo com o programa Casa Carioca são fundamentais para a vida dessas pessoas – disse a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha.

O Casa Carioca destaca-se por ser pioneiro na quantidade de casas melhoradas com recursos da Prefeitura. As famílias foram selecionadas pelo Programa Territórios Sociais, desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos. Para isso, precisavam ter renda mensal de até três salários-mínimos e cadastradas no CadÚnico, além de residirem há pelo menos três anos no município e possuírem um único imóvel fora de área de risco.

Foram priorizadas famílias com mulheres como chefes de família; com membros idosos; com pessoas com deficiência; com pessoas portadoras de doenças graves; com maior número de dependentes (igual ou maior que três moradores utilizando o mesmo cômodo).

Além das reformas, o Casa Carioca gerou até agora mais de 500 empregos diretos nas favelas e comunidades. A mão de obra de pedreiros, ladrilheiros, bombeiro hidráulico, por exemplo, é contratada nas próprias comunidades.

Visita às obras do Bairro Maravilha de Sepetiba  

Foram visitadas ainda as localidades do loteamento Bernardo e Maria Gorda, Sítio do Coronel e Caminho da Guarda, em Sepetiba, onde a Prefeitura executa obras do Bairro Maravilha. Na Praia do Recôncavo, o prefeito se reuniu com uma comissão de comerciantes. Na Praia da Brisa, Paes conversou com moradores sobre as necessidades de melhorias no local.