Rio de Janeiro mantém atuação emergencial para amenizar impactos do rompimento de adutora da Rio+Saneamento, em Santíssimo

A Secretaria de Assistência Social atua no auxílio, cadastramento e no acolhimento das vítimas. Ao todo, 114 famílias precisaram de atendimento, totalizando 261 pessoas afetadas

A Prefeitura do Rio de Janeiro segue na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, Zona Oeste da cidade, onde montou uma base operacional para atender os moradores vítimas do rompimento da adutora da concessionária Rio+Saneamento, na manhã deste sábado (25/3).

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social atua no auxílio, cadastramento e no acolhimento das vítimas. Ao todo, 114 famílias precisaram de atendimento, totalizando 261 pessoas afetadas, sendo 185 adultos, 36 idosos, 31 crianças, oito adolescentes e uma lactante. A Secretaria contabilizou 28 famílias desalojadas. Outras 86 famílias permanecem em seus domicílios. Os agentes também atuaram no sentido de prestar auxílio às pessoas que perderam documentos. Cinco famílias tiveram perda de documentos. E foram entregues ainda cartões Protege SUAS, para a compra de alimentos, material de limpeza e de higiene, de forma excepcional, considerando a gravidade do evento.

Saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma pessoa precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Rocha Faria, mas já recebeu alta. Profissionais de duas clínicas da família e de um centro municipal de Saúde prestaram assistência no local. Ao todo, fizeram 136 atendimentos com liberação de medicação controlada, curativos, prescrição e 125 visitas domiciliares. A Vigilância em Saúde realizou ações preventivas e de mitigação de doenças provocadas pela água e acompanhará o cenário epidemiológico da região.

Conservação

A Secretaria de Conservação segue com efetivo de suas gerências atuando no local. As equipes estão fazendo a drenagem das vias afetadas do entorno da Estrada do Lameirão e cerca de 40 casas já foram atendidas. O serviço de limpeza da galeria pluvial  e a desobstrução dos bueiros também continuam sendo realizados na localidade.

Com auxílio de caminhão caçamba e retroescavadeiras, os  trabalhadores fazem a remoção de materiais como móveis, utensílios domésticos, entre outros, que foram destruídos pela força da água durante o vazamento. A Secretaria de Conservação informa que continuará no local até que o trabalho seja concluído.

Comlurb

A companhia mantém suas equipes fazendo a remoção de móveis e bens inservíveis destruídos com a força das águas, raspagem de lama e lavagem das vias, das residências mais atingidas e de calçadas. São 50 garis que trabalham com apoio de quatro caminhões basculantes, um minibasculante, dois compactadores, duas pás carregadeiras e três pipas d’água para lavagem hidráulica com água de reúso. O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, está acompanhando as equipes no local. O serviço segue até que todo o entorno esteja limpo.

Rio-Águas

A  Rio-Águas enviou 25 funcionários para colaborar com a Comlurb nos serviços de limpeza. Eles têm o apoio de uma escavadeira, uma retroescavadeira, um caminhão combinado e um caminhão basculante.

CET-Rio

A Estrada do Lameirão segue interditada para o conserto da adutora entre a Avenida Brasil e a Rua Itaquê. Bloqueio está sendo feito no acesso pela Avenida Brasil e pela Estrada da Posse, com acesso liberado somente para moradores. A orientação é usar a Estrada do Mendanha e a Estrada do Quafá. Operadores terceirizados e da CET-Rio estão no local para orientar os usuários.

Defesa Civil

Desde a manhã de sábado, 15 agentes da Defesa Civil vistoriaram 42 imóveis, sendo três deles interditados. Uma loja comercial de um pavimento foi interditada em função de risco estrutural. A outra interdição se deu por inabitabilidade, já que o imóvel foi inteiramente alagado, com todos os bens perdidos. O terceiro imóvel foi interditado na manhã deste domingo. Uma edificação residencial de um pavimento que apresentou problemas estruturais em função do alagamento. Técnicos permanecerão no local para eventuais emergências ou  solicitações de vistorias.