eureciclo e Burle Experience juntas pela reciclagem no Rio de Janeiro

Projeto “Onda Circular” segue ativo na Barra da Tijuca com o objetivo de retirar embalagens pós-consumo da praia e encaminhá-las para reciclagem

Rio de Janeiro, 27 de março de 2023 – O Rio de Janeiro é palco de uma forte campanha para a retirada de resíduos de embalagens pós-consumo das praias. Graças ao projeto Onda Circular, milhares de materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal, são coletados de toda a extensão do Posto 6, na Barra da Tijuca, e encaminhados para a cadeia de reciclagem. O objetivo é que eles voltem ao ciclo produtivo, dentro do processo de logística reversa, garantindo ainda a manutenção de uma praia limpa e sem lixo. A iniciativa é de responsabilidade da eureciclo, junto ao Burle Experience, Trashin e Cooper Ecológica. Confira o vídeo da ação aqui.
 

As empresas se comprometem ainda a compensar o dobro do volume de resíduos recicláveis pós consumo recolhidos na região, investindo na reciclagem de materiais equivalentes e estimulando um olhar mais atento sobre os impactos das nossas escolhas no meio ambiente.

Para Camila Vidal, head de Marketing da eureciclo, a iniciativa é uma das maneiras mais efetivas para a conscientização sobre a importância de descartar corretamente os resíduos e como cada um pode contribuir. “O nosso presente pode ser transformado com ações no cotidiano e com o auxílio de empresas e pessoas que estão unidas dentro do mesmo propósito: aumentar as taxas de reciclagem no país e contribuir para um futuro mais sustentável”, finaliza.

Projeto Onda Circular

Para viabilizar o recolhimento dos itens, foram instalados pontos de coleta no Burle Experience.A retirada dos materiais é feita pela Cooper Ecológica, cooperativa parceira responsável pela triagem dos resíduos e o encaminhamento para a reciclagem. O projeto contempla também o reaproveitamento de materiais equivalentes (em tipo e peso), de 200% do volume total recolhido no ano passado, gerando impacto ambiental e social positivo, pois os profissionais de reciclagem são remunerados com valores mais altos que os do mercado.

“O cuidado com o planeta é uma ação coletiva e somos responsáveis pela maneira como utilizamos os resíduos e permitimos que eles acabem na natureza”, destaca Carlos Burle, surfista de ondas gigantes, ativista ambiental e idealizador do Burle Experience.

Sobre a eureciclo
 

A eureciclo é uma empresa especializada na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movida pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atua com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens pós-consumo em todo o país. Isso tudo só é possível com a parceria de cerca de 300 operadores e cooperativas nessa jornada. Os operadores parceiros são representados por cooperativas ou empresas privadas do setor de coleta e reciclagem. Como resultado dessa união, a empresa conseguiu o feito de que mais de 660 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil. A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022. Para saber mais, acompanhe as redes: Facebook, LinkedIn, Instagram