Passageiros que usam Bilhete Único podem fazer três viagens com integração no BRT

Passageiros do BRT podem fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) usando o Bilhete Único Carioca (BUC) desde a última quarta-feira (19). Antes, só era possível fazer duas viagens pelo sistema de interação.

Todos os transportes regulados pela prefeitura que operam com validadores do Bilhete Único podem ser utilizados nas outras duas viagens, além do BRT, como ônibus convencionais, vans e VLT.

Leia mais: Protesto antirracista é organizado no local em que Max Ângelo e Viviane foram agredidos no Rio

O período para fazer as integrações é de três horas. O tempo passa a contar a partir do momento em que o passageiro usa o cartão no primeiro validador. A ordem das integrações não importa, desde que o BRT seja um dos meios de transporte utilizados no itinerário. 

“O processo de requalificação do sistema BRT permitiu que a prefeitura adotasse essa medida tão necessária, ainda mais em uma cidade grande como o Rio. Agora, com o BRT voltando a funcionar com mais fluidez, os passageiros que precisam fazer mais de uma integração vão deixar de gastar com a terceira viagem, o que é bom para o bolso”, disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio, ao anunciar a medida.

Nova frota

Ano passado, a prefeitura comprou 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT.  Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já operam com toda frota renovada.

A partir de novembro, até março de 2024, a cidade deve receber outros 270 articulados para os corredores Transbrasil e Transoeste (Santa Cruz-Jardim Oceânico), que atualmente passa por obras. A previsão da gestão municipal é que o sistema opere nos quatro corredores com ônibus novos no início do próximo ano.

Edição: Clívia Mesquita