Da Chatuba para Nova Iorque: atleta do Complexo da Penha representa a comunidade em fórum da da Juventude da ONU

Jogadora de futebol que criou projeto para inclusão e treinamento de jovens do Rio de Janeiro debaterá iniciativas inovadoras com a comunidade internacional.

Nascida e criada no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, Gabriela da Silva, 23 anos, tem uma missão importante semana que vem. Ela embarca, segunda-feira, para representar os jovens das comunidades cariocas no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril. O evento será um grande espaço de debates sobre políticas públicas para a juventude e reunirá delegações de vários países.

Gabriela da Silva - Pacto pela Juventude - Foto Tadeu Goulart JUVRio-6
Gabriela da Silva – Pacto pela Juventude – Foto Tadeu Goulart JUVRio-6

Gabriela é atleta e bolsista do programa Pacto Pela Juventude, uma parceria da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) com a Unesco. Durante sete meses, ela recebeu auxílio de R$500 para estudar problemas da sua comunidade e elaborar soluções. Ela integra a comitiva da JUVRio, capitaneada pelo secretário, Salvino Oliveira.

O território poderá ganhar um ambiente único com a prática de diversas modalidades e o acompanhamento de profissionais habilitados.

Jogadora de futebol desde os sete anos de idade, ela já treinou seu esporte do coração em importantes palcos do futebol, como no estádio São Januário, do Vasco da Gama, em São Cristóvão, e no gramado da Vila Olímpica do Complexo do Alemão.  

“O futebol para mim é a minha vida. Eu cresci em uma quadra, em um campo. Com o programa, eu pude me deslocar para os treinos de futebol e conciliar essas duas atividades. Estou feliz e ansiosa para a viagem e tudo que está por vir. Espero que todos daqui onde moro tenham a oportunidade de crescer. Temos muitos talentos na favela”, disse a jovem, que sonha em cursar faculdade de Educação Física. 

Representando o núcleo do Complexo da Penha do PPJ, Gabriela e seus colegas já realizaram uma oficina em uma escola estadual, sobre a desigualdade no esporte. Aproximadamente 300 alunos assistiram à palestra. De olho nessa realidade, eles querem promover uma mudança, com a oferta de um espaço de prática esportiva na região, ocupando e orientando jovens talentos. 

O Pacto Pela Juventude está formando líderes locais de 15 a 29 anos em 60 territórios da cidade. Com uma bolsa de R$500 para custear a permanência no projeto, eles são orientados e incentivados a multiplicar conhecimentos e soluções para problemas históricos da sua própria vizinhança.

Desde julho de 2022, quando foi lançado, o PPJ já realizou mais de 150 ações de multiplicação, resultando em mais de 10 mil jovens que se tornaram multiplicadores em toda a cidade, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. A formação tem foco nas temáticas Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia. Nos próximos meses, novos bolsistas poderão se candidatar às vagas.

Para o Secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, a ida a Nova Iorque será um momento importante para o projeto, de levar para o debate internacional as boas práticas em políticas de juventude da cidade do Rio de Janeiro. 

“A Secretaria já se tornou referência global em política de juventude com o Pacto pela Juventude e o Rio de Janeiro está retomando seu protagonismo enquanto referência internacional. De forma inédita, o município já foi sede da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2022, recebemos os secretários e gestores de Juventude todas as capitais no Brasil e criamos o Fórum de Gestores da capital em 2021, e também fomos a Madrid, Porto, Cascais e Nova Iorque a procura dessa articulação internacional. Acredito que, hoje, posso dizer que o Rio é a Capital Mundial da Juventude e que isso tem ficado muito nítido a partir dessas relações que estão cada vez mais fortalecidas”, destacou o secretário.

ECOSOC Youth Forum

O Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU é uma plataforma global onde os jovens podem contribuir para as discussões políticas nas Nações Unidas através de ideias coletivas, soluções e inovações. Considerada a principal plataforma para a juventude partilhar suas ideias a nível internacional, o Fórum permite que os representantes de organizações e redes lideradas e centradas nas juventudes dialoguem e explorem formas de promover o desenvolvimento e envolvimento dos jovens nas políticas públicas voltadas para essas populações. 

Nesta edição, o tema central será “Acelerando a recuperação da COVID-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a Juventude”. O ECOSOC Youth Forum 2023 é uma oportunidade para jovens líderes compartilharem ideias e recomendações para a implementação da Agenda 2030 em níveis nacional, regional e global. O foco dos painéis será nos ODS 5, 7, 9, 11 e 17 e o evento resultará em um documento de recomendações para o Fórum Político de Alto Nível e a Cúpula dos ODS em setembro de 2023.