Deputado pede isenção de pedágio para moradores de Itaguaí e Mangaratiba e construção de rota alternativa

A tarifa será de R$ 4,10 para os carros de passeio nos postos de Paraty e Mangaratiba

O deputado estadual Anderson Moraes (PL) encaminhou, no mês passado, uma indicação à Mesa Diretora da Alerj solicitando que a Casa envie um ofício ao presidente da ANTT, Lucas Asfor Rocha Lima.

No documento, um pedido para que os moradores dos municípios de Itaguaí e de Mangaratiba sejam isentos da cobrança de pedágio na BR-101. O documento sugere, ainda, a viabilização de uma rota alternativa à população local.

Com início previsto para o dia 31 de março, a cobrança do pedágio será realizada em três pórticos instalados pela concessionária CCR RioSP na rodovia Rio-Santos: em Itaguaí, na altura do km 414; em Mangaratiba, na altura do km 447; e em Paraty, no km 538.

A tarifa será de R$ 4,10 para os carros de passeio nos postos de Paraty e Mangaratiba. Para veículos comerciais, a tarifa será multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, conforme prevê o contrato de concessão, a tarifa terá valores diferenciados para as duas categorias, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira. Somente motociclistas terão isenção.

Segundo o deputado, a instalação do pedágio nesses pontos prejudica o direito de ir e vir dos moradores por obrigá-los a passar necessariamente pelo pedágio para sair de seus municípios.

Até o momento, a ANTT não se pronunciou sobre o assunto