Documentário “Crônica de Uma Cidade Partida” estreia no dia 11 de maio nos cinemas

Tendo como pano de fundo a história da Cruzada São Sebastião, um projeto exemplar criado na década de 1950 no Rio de Janeiro, que foi se deteriorando com o passar dos anos, o documentário reflete sobre as consequências da desordem urbana nas grandes metrópoles do país.

Chega aos cinemas no dia 11 de maio o documentário “Crônica de uma Cidade Partida”, dirigido por Ricardo Nauenberg, que aborda a questão da falta de política pública para habitação popular nas grandes cidades, o que acarreta no crescimento da violência e na deterioração da qualidade de vida da população de baixa renda. Narrado pela voz de quem sofre essas consequências, o filme é distribuído pela Elo Studios, em uma coprodução com a Globonews e a Globofilmes. “O filme aborda um problema nacional, normalmente negligenciado por trazer à tona verdades inconvenientes”, diz Nauenberg.

Crônica de uma cidade partida
Crônica de uma cidade partida

Tendo como pano de fundo a história da Cruzada São Sebastião, um projeto exemplar criado na década de 1950 no Rio de Janeiro, que foi se deteriorando com o passar dos anos, o documentário reflete sobre as consequências da desordem urbana nas grandes metrópoles do país. No entanto, mais do que apontar problemas, Nauenberg pretende gerar uma reflexão, buscando soluções e fazendo um convite à reconstrução da cidade e da qualidade de vida de toda a sociedade. 

Crônica de uma cidade partida
Crônica de uma cidade partida

“O aumento geométrico da criminalidade no Rio de Janeiro e em várias outras cidades da América Latina possui, como uma das causas, a falta de uma correta política de habitação popular. Sem a presença do Estado, o crime se instala dentro das favelas e prolifera sem freios. Ao negligenciar o planejamento urbano, a cidade é tomada pela desordem, que prejudica a todos”, afirma Nauenberg. 

Ao longo de 84 minutos, o documentário traz depoimentos de dez personagens, sendo dois ex-traficantes locais (Jonathan e Dudu), um policial de elite que atua na área (Rômulo), duas ativistas comunitárias (Dona Vera e Valéria), dois professores esportivos, moradores da comunidade (Paulo Pereira e Sandro), um dono de barbearia local (Bruno), além do ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, e do jornalista André Trigueiro. Através dos depoimentos, vai se traçando a história da Cruzada São Sebastião, como ela surgiu, como um projeto exemplar, cresceu, se organizou e se desorganizou ao longo dos anos, exatamente como aconteceu em outras comunidades. 

“No bairro do Leblon, a parte mais chique da cidade do Rio de Janeiro, foi construído um conjunto habitacional para pessoas de baixa renda: a Cruzada São Sebastião. São dois corpos que não se misturam, é um quarteirão dentro da cidade, que segrega e é segregado, misturando o tráfico de drogas com trabalhadores honestos obrigados a se sujeitar às leis locais. A Cruzada é um microcosmo do que aconteceu na cidade: um admirável projeto de integração social transformou-se em um quarteirão segregado. De quem é a culpa?”, questiona Nauenberg. 

Crônica de uma cidade partida
Crônica de uma cidade partida

O documentário aponta como a política de habitação popular poderia solucionar importantes questões de educação, segurança, cidadania e dignidade, não só no Rio de Janeiro, mas em diversas cidades brasileiras.

SOBRE O DIRETOR 

Ricardo Nauenberg é artista multimídia, com atuações no cinema, videoarte, instalações e fotografia. Ex-diretor da Rede Globo, onde trabalhou inicialmente como Diretor de Programas e Diretor de Arte por 12 anos, recebeu diversos prêmios internacionais nos Festivais de Nova York e no Projeto Leonardo em Milão. No mesmo período fundou sua produtora, a Indústria Imaginária, com a qual produziu e dirigiu filmes longas-metragens, séries de TV, documentários, além de ter desenhado exposições de arte e publicado livros de fotografia. Produz para os principais canais a cabo e streaming e para plataformas de webtv (www.industriaimaginaria.com).

SOBRE A ELO STUDIOS

Estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países. A ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.

Serviço: Documentário “Crônica de uma cidade partida”, de Ricardo Nauenberg Lançamento nos cinemas: 11 de maio de 2023 

Ficha técnica: 

Direção: Ricardo Nauenberg

Direção Executiva: Anna Caldas

Assistente Executiva: Sheila Magalhães

Assistente de Produção: Waggner Silva

Roteiro: Ricardo Nauenberg

Fotografia: Ricardo Nauenberg, Marcos Salamonde, Arthur Sherman, Ricardo Joppert

Edição: Ricardo Nauenberg

Mixagem: Rodrigo Noronha, Gustavo Loureiro, studio Lagoa Acústico

Mixagem adicional: Lucas Ariel

Produção: Indústria Imaginária

Coprodução: Globo Filmes e GloboNews 

Distribuição: Elo Studios

84 minutos

Classificação: 16 anos