Elevador do Palácio das Laranjeiras, no Rio, funciona há mais de 100 anos e transportou personalidades mundiais

O equipamento está em funcionamento há 117 anos e preserva as suas características estéticas originais.

A história da Otis (NYSE: OTIS), líder mundial na fabricação, instalação e serviço de elevadores e escadas rolantes, no Brasil começou em 1906, quando o seu primeiro equipamento foi instalado e ainda hoje está em funcionamento no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem tratada por Fernando Correa - Imagem tratada por Fernando Correa - Arquivo Nacional
Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer – Imagem tratada por Fernando Correa – Imagem tratada por Fernando Correa – Arquivo Nacional

O elevador está localizado na residência oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro e não é um elevador comum: em funcionamento há mais de 117 anos – e mantido pela Otis desde então -, as suas características estéticas originais são preservadas, seguindo o padrão decorativo do edifício, exibindo todo o requinte do Rococó francês. As suas duas paradas conduzem a uma sala de reuniões no primeiro andar e às salas pessoais para uso exclusivo do Governador.

Uma das principais características é a porta pantográfica. “A porta é manual e sabemos que é uma raridade, muito especial, por isso a tratamos, assim como as outras partes do elevador, com muito cuidado e carinho”, diz Luiz Claudio Freitas de Oliveira, Técnico de Serviços da Otis, que tem sido responsável pela manutenção do elevador nos últimos 16 anos.

Em 1959, Nat King Cole e Juscelino Kubitschek no Palácio das Laranjeiras no Rio. de Janeiro
Em 1959, Nat King Cole e Juscelino Kubitschek no Palácio das Laranjeiras no Rio. de Janeiro

Em 2006, quando completou 100 anos, o elevador foi submetido a uma modernização tecnológica. O seu controle foi alterado e as chaves – originalmente fabricadas de cobre e carvão – foram substituídas. E a comemoração foi dupla: a cerimônia de 100 anos da Otis ocorreu no próprio Palácio das Laranjeiras. 

artista Kim Novak com presidente JK no Palácio das Laranjeiras
artista Kim Novak com presidente JK no Palácio das Laranjeiras

“Manter o primeiro elevador Otis na nossa carteira até os dias de hoje é uma honra para a nossa equipe. Nossa história no país começou com este equipamento, então ele tem um significado muito especial para nossa empresa”, diz Álvaro Netto, Diretor Geral da Otis no Brasil.

Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro
Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro

Sobre a Otis – A Otis é o fabricante líder mundial, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes. Movemos 2 milhões de pessoas por dia e mantemos mais de 2,2 milhões de unidades de clientes em todo o mundo, a maior carteira de serviços da indústria. Com sede em Connecticut, EUA, a Otis tem 69.000 empregados, incluindo 41.000 profissionais de campo, todos empenhados em satisfazer as diversas necessidades dos nossos clientes e utilizadores em mais de 200 países e territórios. Para saber mais, visite www.otis.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter @OtisElevatorCo