Bar da Laje é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

Iniciativa é de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos) pela Lei nº 9918/2022. A cerimônia de inauguração da placa será realizada neste sábado(20), às 13:30h.

O Bar da Laje, um dos lugares mais icônicos do Rio de Janeiro, acaba de receber uma importante distinção. Por meio da Lei nº 9918/2022, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), o estabelecimento foi oficialmente declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa preservar e valorizar um espaço que se destaca pela sua culinária, paisagem e contribuição para a comunidade local.

Bar da Laje, no Rio de Janeiro
Bar da Laje, no Rio de Janeiro

A deputada Tia Ju, autora da lei que conferiu o status de patrimônio ao Bar da Laje, destaca a importância de preservar espaços culturais que valorizam a identidade e o legado de uma comunidade. “A iniciativa visa também incentivar a preservação da cultura carioca e fortalecer a vocação turística da cidade”, garante a deputada.

Com o reconhecimento oficial, o Bar da Laje se consolida como um ponto de encontro para os amantes da gastronomia, música e cultura, que agora têm a oportunidade de desfrutar e preservar esse local único e emblemático do Rio de Janeiro. A declaração como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico é um reconhecimento justo e merecido para o Bar da Laje e seus idealizadores, que com dedicação e paixão tornaram o estabelecimento uma referência na cidade maravilhosa.

“A importância do reconhecimento oficial como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro vai além do valor simbólico. O Bar da Laje, ao se tornar parte integrante do Vidigal, estabelece-se como um ponto de referência na região, contribuindo para o desenvolvimento turístico e para a geração de empregos. Essa conquista é um marco para a comunidade, que vê no estabelecimento uma oportunidade de crescimento econômico sustentável”, completa Tia Ju.

Alma mater, Dona Gilda

Localizado na Rua Armando Almeida Lima, 08, Arvrão, no Morro do Vidigal, o Bar da Laje encanta seus frequentadores não apenas pela excelente culinária, mas também pela vista deslumbrante para as praias do Leblon e de Ipanema. A feijoada especial, conhecida como “feijoca” e destacada pela Revista Veja, é um dos pratos mais requisitados pelos clientes.

Desde sua inauguração em maio de 2014, o Bar da Laje conquistou um lugar especial no coração dos cariocas e dos turistas que visitam a cidade. Além de oferecer uma experiência gastronômica única, o estabelecimento promove uma animada roda de samba nos fins de semana, trazendo ainda mais encanto e diversão para os frequentadores.

Bar da Laje, no Rio de Janeiro
Bar da Laje, no Rio de Janeiro

O sucesso do Bar da Laje é resultado do trabalho incansável da matriarca Gilda Brandão de Barros Pereira, carinhosamente conhecida como “Dona Gilda”, e do empresário Marcos Brandão, idealizador e sócio fundador do estabelecimento. A visão empreendedora de Marcos e a paixão de Dona Gilda pela culinária brasileira se uniram para criar um local que transcende a simples experiência gastronômica, proporcionando um verdadeiro encontro entre a comunidade local e os visitantes.