Ateliê Criativo capacita jovens de Duque de Caxias em oficina de design e economia criativa com reciclagem de plástico

Projeto patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest atenderá a comunidade de Duque de Caxias; inscrições estão abertas até o dia 15 de junho.

Braskem em parceria com a empresa Quest abre inscrições até o dia 15 de junho para o Ateliê Criativo que ensina jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. O curso livre e gratuito será oferecido nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, onde a companhia está presente. Em Duque de Caxias-RJ serão selecionados 60 participantes com idade a partir de 16 anos, de baixa renda, preferencialmente residentes no entorno da unidade industrial da petroquímica e os interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/xia5vVumLk7T9Zs1A.

O projeto Ateliê Criativo, que utiliza como base iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos que consumimos diariamente, entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente. “A chegada do Ateliê Criativo reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável local. E, é nesse cenário, que o projeto poderá capacitar jovens sobre a melhor forma de reciclar e inovar viabilizando a economia circular, evitando que os materiais sejam destinados a aterros sanitários ou, ainda, descartados de forma inadequada no meio ambiente”, afirma Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste.

O curso conta com carga horária de 192h, duração de sete meses, em aulas realizadas três vezes por semana., com turmas nos seguintes horários: Turma 1 – Segunda, Quarta e sexta das 09:30-12:00, Turma 2- Segunda, Quarta e Sexta das 13:30-16:00 e Turma 3 – Sábado das- 09:30-12:00 e 13:30-16:00.

Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora. Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado. “Acreditamos que a iniciativa possa contribuir para as comunidades locais, gerando oportunidades reais de renda, além do desenvolvimento de novas habilidades no setor da economia criativa. Ademais, a iniciativa desenvolverá a partir de um passivo ambiental objetos de alto valor agregado contribuindo positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest.

Serviço | Ateliê Criativo

Inscrições – até 15/6

Link para inscrições – https://forms.gle/xia5vVumLk7T9Zs1A

Local das aulas: ASSECAMPE – Rodovia Washington Luís, saída 114 – Campos Elíseos, Duque de Caxias – RJ, 25225-015