Rio de Janeiro se ilumina para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAPN+

"Circuito Rio de Cores" chega a sua 3ª edição com benefícios em 50 estabelecimentos e iluminação especial em pontos da cidade

Conhecida por sua diversidade e inclusão, o Rio de Janeiro é uma cidade que se destaca cada vez mais como um destino acolhedor para o público LGBTQIAPN+. Para consolidar essa vocação e celebrar o mês do Orgulho, o Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau) e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil realizam o “Circuito Rio de Cores”.

O projeto, criado para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e fomentar um ambiente ainda mais inclusivo e receptivo na cidade, vai iluminar em junho pontos importantes do Rio. Vão receber as cores da bandeira do arco íris postos de salvamento entre o Leme e o Recreio, sob concessão da Orla Rio; o Museu do Amanhã e dois guindastes centenários no Pier Mauá.

Em sua terceira edição, a iniciativa teve um aumento no número de participantes. São 50 estabelecimentos que ao longo do mês oferecem benefícios especiais aos clientes: drinks temáticos, descontos em diárias, produtos e contratação de serviços são algumas das ofertas exclusivas.

Orla do Rio de Janeiro - Crédito  Rafael Catarcione - RIOTUR
Orla do Rio de Janeiro – Crédito Rafael Catarcione – RIOTUR

A Vip Guests Brasil preparou um pacote que concede 15% de desconto na passagem aérea, transfer e hospedagem por três noites, além de um ingresso para o Pão de Açúcar, Corcovado e um by night LGBT. Outras agências de viagem participantes são a Blumar, Via Capi e a Latitude Viagens. Entre os hotéis, há ofertas de 10 a 25% nas diárias e cortesias com drinks temáticos para os hóspedes. Estabelecimentos como Fairmont Rio Copacabana, Grand Hyatt, Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana, Radison Barra e unidades do Ibis Budget e da Selina, entre outros, estão na lista. Já o Novotel Leme vai realizar uma pool party em 17 de junho. E o Jo&Joe, no Largo do Boticário, vai promover um talk show sobre empregabilidade voltado para esse público com entrada gratuita. A Jeep Tour e a Gilson Martins também oferecem descontos em alguns de seus produtos e o Embaixada Carioca criou um drink exclusivo “Rio de Cores”.

Para garantir diversão na vida noturna, a casa de shows TAU, em Copacabana, vai conceder entrada VIP em todas as festas de junho até 00h30. Outro estabelecimento que vai oferecer uma ação nesse sentido é a Galeria Café, em Ipanema, com entrada grátis até 00h e 50% de desconto no valor da entrada após esse horário. No The Home Club, na Sacadura Cabral, todos os clientes pagantes ganharão pulseira para acesso ao camarote. O Rio Scenarium também está preparando uma programação especial para o mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A lista completa de estabelecimentos participantes e de benefícios oferecidos está disponível neste link.

Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio, destaca que o trade turístico carioca está cada vez mais atento aos hábitos de consumo e às necessidades da comunidade, e, ao aderirem à campanha, reafirmam seu compromisso com a diversidade.

“Nosso objetivo é enfatizar a importância de ações que tornem o Rio uma cidade com o turismo LGBT consolidado. Ao proporcionar essas vantagens exclusivas, os estabelecimentos não apenas mostram seu apoio, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. Esperamos que o Rio se torne inspiração para outros destinos, para que a inclusão não seja uma marca apenas de nossa cidade, pois, quando recebemos um turista, muitas vezes ele tem um roteiro combinado e é importante que ele veja esse mesmo movimento em outros locais de todo o Brasil”, disse.

O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, celebra o aumento no número de participantes. “Chegar ao terceiro ano do Rio de Cores com aumento do número de parceiros participantes é um orgulho. Isso prova que estamos no caminho certo e cada dia temos mais empresas fomentando o turismo LGBT na Cidade Maravilhosa e também se posicionando com o apoio ao Orgulho LGBT, ou seja, afirmando que cada pessoa precisa se orgulhar de quem é”, pontuou Ricardo.

Azulejo para marcar a participação

Os estabelecimentos participantes vão utilizar placas de azulejos pintadas especialmente pela artista Dani Coatswith para a campanha. “Ao pensar na luta das pessoas transgênero no Brasil, a palavra que mais vem à mente é inspiração. Cada vez que uma pessoa transgênero se levanta e luta pelos seus direitos, ela inspira outras pessoas a fazerem o mesmo. É uma corrente de solidariedade e apoio que se forma, e é uma das coisas mais bonitas que se pode presenciar. Por isso, a ilustração do Azulejo do Rio de Cores traz visibilidade a essa parcela da população que é constantemente privada de acesso à educação, saúde e direitos básicos. É um lembrete de que a luta das pessoas transgênero não é uma batalha isolada, mas sim uma luta que todos, todas e todes devemos abraçar.” Conheça o trabalho da artista através do perfil no instagram danicoatswith