ParkJacarepaguá, da Multiplan, recebe selo LEED por sua construção sustentável

A Companhia segue se destacando com construções que contribuem com o meio ambiente e o ecossistema

A Multiplan conquista mais um certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), na categoria Building Design and Construction, com o seu mais novo shopping, ParkJacarepaguá, localizado no Anil, Rio de Janeiro. O selo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental de um edifício durante o ciclo de vida, e é reconhecido em 135 países, sendo o mais utilizado em todo o mundo.

A Companhia tem como premissa olhar de maneira sustentável para todos os seus empreendimentos, tanto no processo de seleção dos materiais, quanto na execução da construção, garantindo assim, uma maior eficiência operacional e contribuindo com o meio ambiente e o ecossistema de seu entorno. Essa conduta consciente já garantiu a certificação LEED para as torres comerciais ParkShopping Corporate, em Brasília, e Morumbi Corporate, em São Paulo.

“O certificado LEED é uma valiosa conquista, pois qualifica como sustentáveis todos os projetos e a construção do empreendimento. O ParkJacarepaguá, inaugurado em 2021, já nasce com o conceito de ‘shopping do futuro’. Ele conta com 3.686 placas solares com capacidade para gerar até 1.594 MWh/ano, o equivalente ao consumo de 640 residências por ano, além de uma série de outros destaques sustentáveis”, comenta Marcello K. Barnes, Vice-Presidente de Desenvolvimento Imobiliário da Multiplan.

O selo LEED é composto por um conjunto de categorias, cada qual com pré-requisitos definidos. São eles: localização e transporte, terreno sustentável, uso racional da água, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, materiais e recursos, inovação em projeto, prioridades regionais e processo integrado. Para obter o selo, é necessário atender a todos os pré-requisitos. O nível de
certificação do projeto é definido de acordo com a quantidade de pontos obtidos. O ParkJacarepaguá é certificado nível Prata.

“Para nós da Multiplan é fundamental que os nossos empreendimentos tenham cada vez mais reconhecimentos tão importantes quanto o do LEED. Nosso intuito é gerar o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Por isso, seguimos investindo em projetos ligados à sustentabilidade — ações que se mostrem eficientes tanto para o planeta, quanto para a população”, afirma Vander Giordano, Vice-Presidente Institucional e de Compliance.

O bairro privativo Golden Lake, que está sendo construído pela Multiplan em Porto Alegre (RS), segue o mesmo caminho sustentável: o projeto do Lake Victoria, primeiro condomínio do complexo, está passando pelo processo de certificação ambiental Excellence in Design for Greater Efficiencies (EDGE).

Sobre o ParkJacarepaguá
O 20º shopping da Multiplan foi projetado e construído seguindo todos os requisitos necessários para obtenção do selo LEED. Para tanto, foram feitas escolhas que garantem um empreendimento de alta qualidade. Desde as etapas iniciais do empreendimento, as empresas envolvidas no projeto e na  construção do edifício buscaram soluções a fim de minimizar seu custo operacional e seu impacto ambiental.

Com foco em práticas sustentáveis e inovação, o mall se destaca por ter claraboias que priorizam o uso de luz natural, iluminação 100% LED e sistema inteligente para acionamento e dimerização das luminárias. Possui ainda, estação própria para tratamento de efluentes, sistema de reuso de águas pluviais destinadas para a irrigação, reutilização de águas cinzas nos vasos sanitários e mictórios, sensores nos banheiros e nas escadas rolantes, com acionamento conforme a frequência do uso, além de um sistema de ar-condicionado inteligente, mais moderno e sustentável