Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (20) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, resultou na morte de dois suspeitos e na prisão de outros dois, que foram baleados durante um confronto com forças de segurança. Na ação, que visa combater o roubo de veículos e cargas na região, dois fuzis, munições, drogas e veículos roubados foram apreendidos.
De acordo com informações do 7° BPM (São Gonçalo), o tiroteio começou quando agentes foram atacados por um grupo de homens armados durante a incursão. Após a troca de tiros, os policiais localizaram quatro homens feridos, dos quais dois não resistiram e faleceram. Os outros dois foram socorridos e estão sob custódia em unidades hospitalares da região.
A operação conta com o apoio dos batalhões de Itaboraí (35º BPM) e Niterói (12º BPM) e tem como objetivo reprimir a movimentação de criminosos nas vias de acesso à comunidade.
LEIA TAMBÉM
- Vídeo: Intenso tiroteio marca operação da PM no Complexo do Salgueiro
- Velha Guarda do Salgueiro comanda o Fim de Tarde no Teatro João Caetano
- Carnaval 2024: Salgueiro resgata história do povo Yanomami
- Enredo do Salgueiro, Benjamin ganhará versão teatral
- Vacinação no Rio: São Gonçalo atinge faixa de 18 anos mas registra taxa baixa de imunizados
Moradores relatam uma escalada na violência, com frequentes assaltos e arrastões que têm se tornado rotina nas principais vias de São Gonçalo. No último dia 15, o Disque Denúncia emitiu um alerta para capturar dois traficantes ligados ao narcotraficante Rabicó, que há mais de 20 anos controla o Complexo do Salgueiro.
Identificados como Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, o “Funil”, de 36 anos, e Rodrigo Teixeira Guimarães Peixoto, o “Sheik”, de 31, os irmãos são acusados de comandar os recentes arrastões na BR-101, sob ordens do Comando Vermelho (CV).
As investigações apontam que os assaltos na rodovia passaram a ocorrer com a permissão de Rabicó, permitindo que sua quadrilha intensificasse as ações criminosas na região.