Orla Rio e Nextron iniciam parceria com projeto sustentável

60% dos quiosques, administrados pela Orla Rio, usarão energia limpa até julho de 2023

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

Com a meta de intensificar a sua política de preservação do meio ambiente, gerar energia limpa e construir a primeira Orla Verde do Brasil, a Orla Rio firmou uma parceria com a startup Nextron e criaram o Projeto Solis. A Nextron é a primeira climate tech do país, que tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável. Atualmente, 50 quiosques, administrados pela Orla Rio, já estão sendo abastecidos com energia renovável e se tornaram mais sustentáveis. Até julho, mais de 60%, dos 309 quiosques da Orla Rio, farão parte do projeto.

No decorrer do ano, além dos quiosques que já fazem parte do projeto, mais 150 serão incluídos na parceria com a fazenda solar, localizada em Vassouras/RJ e desenvolvida pela Nextron. Após um ano de operação, a quantidade de CO2 que deixará de ser emitida será equivalente ao plantio de 600 mil árvores, segundo a Nextron.

“O progresso do projeto depende da ampliação das fazendas solares e da conexão delas com a empresa Light. Como não é possível cada quiosque ter seu próprio painel solar, a fazenda será uma forma de implantar o uso de energia limpa. Cada local, além de economizar, também irá contribuir com a não-emissão de carbono na atmosfera. Queremos, cada vez mais, apresentar para a sociedade projetos sustentáveis e propagar questões relacionadas ao meio ambiente, envolvendo a comunidade ao redor”, comenta João Marcelo Barreto, presidente da Orla Rio.

A ação conjunta entre a climate tech e a Orla Rio simboliza um passo relevante para a cidade do Rio de Janeiro no quesito sustentabilidade. Além do auxílio ao planeta, a iniciativa também tem como objetivo impactar positivamente o bolso dos proprietários dos quiosques, que hoje possuem contas elevadas de energia por conta das longas jornadas de trabalho e também por não terem acesso ao equipamento de gás. “Esse cenário implica no fato de que todos os equipamentos da cozinha sejam operados via eletricidade, gerando ainda mais custo para os empreendedores”, ressalta o CEO da Nextron.

Nos últimos anos, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, social and corporate governance) em sua cultura. E vem apresentando iniciativas que incentivam a economia circular, sendo um deles o Recicla Orla, juntamente com a empresa Hive, que promove a educação ambiental com relação ao descarte correto e a gestão de resíduos recicláveis. Já o projeto Praia Circular, em parceria com o Programa Plásticos Circulares nas Américas e com a RioTur, foca na redução da geração de embalagens plásticas pós consumo e melhor gestão de resíduos produzidos nas areias cariocas. Há também o projeto Orla Abraça, que recolhe e distribui agasalhos e quentinhas para grupos que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, a empresa conta com alguns quiosques ‘Lixo Zero’, que destinam mais de 90% do lixo, recolhido no quiosque, de volta para a cadeia de forma correta.

Recentemente, a Orla Rio criou uma nova área com foco específico em ESG, visando buscar formas de minimizar os impactos no meio ambiente e ajudar a construir um mundo mais justo e responsável, além de manter os melhores processos de administração. Ser cada vez mais consciente com o meio ambiente é grande parte do propósito da Orla Rio.

“São diversos projetos, de cunho ambiental e social, que trazem soluções frente aos desafios da sociedade. A Orla Rio vem ampliando, cada vez mais, a sua preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, adotando os preceitos ESG, assumindo a responsabilidade e o comprometimento com a orla carioca, consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores”, comenta Nathalia Barreto, gerente de ESG.

Sobre a Orla Rio:

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Mais informações no site

Compartilhe esta notícia