Criado para implementar ações urgentes e necessárias no enfrentamento da crise climática global, o C40 reuniu-se neste sábado (16) para discutir e aprovar novos planos de negócios e padrões de liderança para 2025.
Com o tema “Reunião de Prefeitos e Secretários da Fazenda para impulsionar o acesso ao financiamento nas cidades da América Latina e do Caribe”, o encontro teve como anfitrião o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ex-presidente do C40 entre 2013 e 2016. Durante o evento, Paes reforçou a necessidade de criar mecanismos de financiamento para as cidades.
A reunião, restrita aos membros do grupo, fez parte dos eventos de encerramento do Urban 20 (U20), a cúpula das cidades, no Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio.
Os debates foram conduzidos por Yvonne Aki-Sawyerr, prefeita de Freetown, na África, e por Mark Watts, diretor do C40.
O C40, rede que conecta prefeitos de quase 100 cidades do mundo, nasceu para buscar ações que garantam um futuro melhor para o planeta. Os integrantes do grupo seguem uma abordagem científica e focada nas pessoas para ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades mais saudáveis e resilientes.
Representantes de sindicatos, empresas, movimentos juvenis climáticos e organizações da sociedade civil também apoiam os prefeitos na meta de cortar pela metade as emissões até 2030 e acabar com o uso de combustíveis fósseis.