Rio de Janeiro – A Polícia Militar realiza uma operação emergencial desde o início da manhã desta quinta-feira na comunidade do Quitungo, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio. A ação tem como objetivo dar apoio às equipes da Light para consertar transformadores danificados por disparos feitos por traficantes na última sexta-feira.
Resumo da Notícia
- Operação emergencial no Quitungo, RJ, para conserto de transformadores.
- Transformadores danificados por disparos de traficantes.
- Operação conta com apoio do BOPE, BAC e outros.
- Light registrou 54 transformadores atingidos por tiros em 2024.
Detalhes da Operação
A operação no Quitungo é realizada pelo 16ºBPM (Olaria), com apoio do Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Naoe). O objetivo é garantir a segurança das equipes da Light durante os reparos dos transformadores danificados.
LEIA TAMBÉM
- Arnold Schwarzenegger conserta buraco do lado de fora de sua casa depois que o reparo demora muito
- Gasoduto no leste da Ucrânia é danificado por ataque russo
- Nove cidades brasileiras vão receber mais de R$ 2,5 milhões para ações de defesa civil
- Brinquedos Consertados, de Domingos Oliveira, estreia no Leblon
- Lula: agronegócio tem dezenas de pensamentos políticos, econômicos, ideológicos
Danos em Transformadores
Segundo relatos em redes sociais, os transformadores foram atingidos por disparos feitos por traficantes na última sexta-feira. Além do Quitungo, transformadores em Cordovil também foram danificados por tiros. A Light informou que, com o apoio da polícia e lideranças comunitárias, conseguiu chegar a quatro transformadores perfurados por balas em Cordovil. Durante a verificação de outros dois transformadores, houve um confronto, forçando a retirada da equipe por questões de segurança.
Aumento da Violência
Um levantamento feito pela Light mostra que, em 2023, foram registrados 56 transformadores atingidos por tiros. Em 2024, já são 54 aparatos danificados por disparos. Esses dados, segundo a concessionária, evidenciam o aumento da violência no estado.
Impacto na Comunidade
A operação e os danos causados aos transformadores têm impacto significativo na comunidade, afetando o fornecimento de energia e a segurança dos moradores. A Light e a Polícia Militar estão trabalhando juntas para minimizar os transtornos e garantir a segurança durante os reparos.
Perguntas Frequentes
Qual o objetivo da operação no Quitungo?
A operação visa dar apoio às equipes da Light para consertar transformadores danificados por disparos.
Quem está participando da operação?
Participam o 16ºBPM (Olaria), COE, BOPE, BAC e Naoe.
Quantos transformadores foram danificados em 2024?
Até agora, 54 transformadores foram atingidos por tiros em 2024.
O que motivou a operação?
A operação foi motivada pelos danos causados por disparos feitos por traficantes em transformadores na última sexta-feira.