Na última segunda-feira (31), a PortosRio realizou um simulado de apreensão de drogas no Porto do Rio de Janeiro. A ação, coordenada pela Guarda Portuária, reuniu também os supervisores de segurança de todos os terminais do porto e teve como objetivo fortalecer essa interação e a preparação para ocorrências reais, garantindo operações mais seguras e eficazes.
O exercício também foi realizado em cumprimento às diretrizes do Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), que estabelece padrões para a prevenção de riscos à segurança no ambiente portuário.
“Simulados como esse são importantes para analisarmos a dinâmica de possíveis ocorrências e reavaliarmos os protocolos adotados. Estamos em busca de um sistema de segurança integrado, que una os esforços da Guarda Portuária e das áreas de segurança dos terminais, para que todos estejam prontos a agir, com apoio de seus centros de monitoramento”, afirmou o superintendente da Guarda Portuária, Amauri de Faria.
As atividades foram acompanhadas em tempo real pelo Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária, assegurando uma resposta rápida durante todo o exercício.
LEIA TAMBÉM
A segurança portuária é uma das prioridades da PortosRio e um dos pilares para o aumento da competitividade dos portos. Por isso, a Autoridade Portuária tem investido na modernização de equipamentos, sistemas de controle e capacitação contínua das equipes.