A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb e da RioLuz, realizou ações para desobstruir o caminho das escolas de samba que se apresentarão na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025. A Comlurb realizou 1.711 podas preventivas no trajeto dos carros alegóricos, da Cidade do Samba, na Gamboa, até o Sambódromo. O objetivo do serviço é proteger as árvores e os carros alegóricos das escolas de samba de eventuais acidentes, devido às manobras com veículos de grandes dimensões. Equipes de manejo arbóreo estarão de prontidão até o Carnaval e nos dias oficiais de folia para a eventualidade de algum serviço pontual e emergencial em alguma árvore.
A maior parte do serviço foi realizada durante a madrugada, para não causar nenhum transtorno no trânsito ou atrapalhar a dinâmica da cidade. Estiveram no roteiro dos serviços, as seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Avenida Salvador de Sá, Avenida Venezuela, Rua Rivadávia Corrêa, Rua Benedito Hipólito, Rua Sacadura Cabral, Rua Frei Caneca, Rua Pereira Franco, Rua João Paulo I, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcante, Rua Ulisses Guimarães e Rua Hélio Beltrão. A poda foi realizada também nas árvores na área interna da Passarela do Samba. A Companhia utilizou motopodas, motosserras e caminhões com cesto aéreo e para remoção de galhadas.
Para garantir o deslocamento seguro dos profissionais e componentes dos carros alegóricos das escolas de samba rumo à Marquês de Sapucaí, a RioLuz, empresa responsável pela iluminação pública do Rio, está promovendo a remoção de dezenas de quilos de fiação inutilizada dos postes ao longo do trajeto entre a Cidade do Samba e a Sambódromo, ligando a Zona Portuária ao Centro. A ação, que seguirá até o fim do mês, visa eliminar fios que possam representar obstáculos durante o transporte dos carros alegóricos. Neste fim de semana, duas equipes, dois caminhões de cesto aéreo e doze profissionais participaram de operação, quando foram removidos cerca de 120 quilos de fios inutilizados.