27.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioRio de JaneiroPrefeitura dá início às obras de transformação de lona cultural em areninha, na Maré

Prefeitura dá início às obras de transformação de lona cultural em areninha, na Maré

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio (SMC Rio) deu início, na manhã desta terça-feira (25), às obras de transformação da Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, zona Norte, em areninha. Esta é a terceira lona que passa por este processo de modernização.

O secretário municipal de Cultura Marcus Faustini anunciou que vai transformar todas as seis lonas em areninhas até 2024, viabilizando assim mais acessibilidade, diálogo com o território e melhorias de infraestrutura.

Entre outras mudanças, a proposta significa substituir a lona por uma estrutura de material termo acústico, o que garante mais qualidade tanto para o público quanto para o artista. Um ambiente climatizado numa cidade quente como o Rio e com isolamento acústico para não incomodar a vizinhança – as lonas geralmente estão instaladas em áreas residenciais. Além disso, a estrutura de areninha possibilita mais acessibilidade, a instalação de um elevador, por exemplo.  

Localizada no encontro das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Nova Maré, a Lona Cultural Herbert Vianna pulsa a expressão do direito à arte e cultura em territórios periféricos, atraindo moradores de diferentes áreas e derrubando barreiras invisíveis, porém enormes, de circulação entre as favelas da Maré. Está em funcionamento desde 2005.

No dia 05/11 (Dia Nacional da Cultura), a Areninha Sandra de Sá, em Santa Cruz, zona Oeste, será entregue à população depois de quatro meses em obras. Atualmente, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, passa pelo mesmo processo e também já tem seus dias contados para deixar de ser lona.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online