Prefeitura do Rio de Janeiro promove debate sobre acolhimento familiar de pessoas LGBTI+

Redacao Por Redacao - Equipe
2 Min Read

A Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro (CDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio, realizou nesta quarta-feira (08/05) uma roda de conversa com cinco mães para debater sobre o acolhimento familiar de pessoas LGBTI+.

O evento contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da CDS e levantou questões fundamentais sobre a importância da escuta, da luta contra a LGBTIfobia e do respeito à vida e história destas pessoas na sociedade. 

A aceitação familiar é uma das principais preocupações de pessoas LGBTI+ na hora de se assumirem publicamente. Segundo levantamento de dados epidemiológicos de violência interpessoal ou autoprovocada motivada por LGBTIfobia em residentes do município do Rio de Janeiro, de 2015 a 2022, 64,6% de pessoas homossexuais sofreram violência dentro do ambiente doméstico e 16,6% dos casos foram provocados por pessoas conhecidas; para bissexuais, o número foi de 69,6% e 28,7%; já para pessoas trans, o número foi de 55,9% e 32,4%. 

“É muito emocionante falarmos sobre família, especialmente para nós LGBTI+ que, em muitos casos, não encontramos em nossas casas o acolhimento e abrigo necessário contra o preconceito e discriminações que sofremos no dia a dia.”, afirmou Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro. 

A transmissão da roda de conversa está disponível no Youtube da CDS-Rio (https://www.youtube.com/live/Ny8v54iomEg?si=X3QcJqYjLgtTKzGq)

Compartilhe esta notícia

Assine nossa Newsletter