A Prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir nesta segunda-feira (11) uma consulta pública para avaliar a proibição completa do uso de celulares pelos estudantes nas escolas municipais. A medida, se aprovada, valerá a partir do início do ano letivo de 2024.
O que você precisa saber:
- A consulta pública será realizada no site da Secretaria Municipal de Educação (SME) e vai até 10 de janeiro.
- A proposta da prefeitura é proibir o uso de celulares, tablets, computadores e smartwatches em todo o período escolar, incluindo salas de aula, recreio e intervalos.
- A medida é justificada pela prefeitura com base em um relatório da Unesco, que aponta que o uso irrestrito de celulares prejudica a aprendizagem, a concentração e a saúde das crianças.
Outras informações:
- O decreto que entrou em vigor em agosto de 2023 já proibia o uso de celulares nas salas de aula, mas permitia que os professores autorizassem o uso dos aparelhos para fins pedagógicos.
- A consulta pública é uma exigência da Lei de Participação Popular, que determina que o poder público consulte a população antes de tomar decisões importantes.
Assuntos:Prefeitura do Rio de Janeiro
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.