Procon Carioca multa Águas do Rio em R$ 13,6 milhões

2 de dezembro de 2024
1 min de leitura
© Jefferson Rudy/Agência Senado
© Jefferson Rudy/Agência Senado

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, multou nesta segunda-feira (2/12) a concessionária Águas do Rio em R$ 13.611.900 (treze milhões, seiscentos e onze mil e novecentos reais), devido a falhas no fornecimento de água na cidade do Rio de Janeiro. O problema vem se ocorrendo desde a última terça-feira (26/11), quando foi realizada uma manutenção no Sistema Guandu.

Por causa da gravidade da situação, o Procon Carioca notificou a empresa para apurar infração prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), já que, apesar da conclusão da manutenção no Sistema Guandu, a necessidade de um reparo culminou em mais de cinco dias sem abastecimento de água na cidade, surpreendendo diversos consumidores com a falta d’água.

Após ser notificada, a Águas do Rio não apresentou defesa no prazo de 48 horas, determinado pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. E como diversos bairros ainda estão sem abastecimento de água, conforme comunicado postado no site da fornecedora, sem sequer a previsão de reestabelecimento do serviço cumprido, o dano foi configurado e a empresa, multada.

– A situação de desabastecimento afetou a vida do cidadão e o funcionamento de escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos e empresas. Trata-se de prestação de um serviço essencial. Portanto, a fornecedora deveria mitigar de todas as maneiras possíveis o risco de interrupção do abastecimento e, assim, evitar os transtornos causados pela privação do serviço. A ausência de informação prévia, em um momento em que a cidade enfrenta altíssimas temperaturas, só intensificaram ainda mais o problema – explicou a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback.

O instituto ressalta ainda que, mesmo perante a necessidade de manutenção, não se pode considerar razoável o abastecimento ainda não estar normalizado.

Órgão notifica empresas de distribuição de água por carros-pipas

O Procon Carioca notificou ainda oito empresas para que esclareçam ao instituto municipal, em um prazo de 48 horas, os valores praticados na comercialização de água em carros-pipas. O objetivo é verificar e coibir o aumento abusivo de preços, no momento em que a cidade enfrenta problemas no abastecimento de água. Caso seja constatada infração ao Código de Defesa do Consumidor, as empresas poderão ser multadas. O órgão pede que ao identificar esse tipo de prática, os consumidores denunciem ao Procon Carioca.

Canais de atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca.prefeitura.rio

Central 1746

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Leia Também