Rio aprova campanha de conscientização sobre desastres naturais

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (15), o PL 2422/2023 que institui a Campanha de Conscientização pela Redução de Catástrofes e Desastres Naturais, proposta pelo vereador Eliseu Kessler (PSD). A iniciativa visa educar a população sobre prevenção e redução de danos causados por desastres naturais.

O que você precisa saber:

  • Objetivo do PL: Promover a conscientização sobre riscos de catástrofes naturais e a importância da prevenção.
  • Proposta de Eliseu Kessler (PSD): A prefeitura deverá realizar simulações de emergência, campanhas informativas, palestras e seminários.
  • Ações previstas: Distribuição de materiais informativos, parcerias com instituições de pesquisa e ONGs especializadas.
  • Próximos passos: Projeto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Ações de Conscientização

A proposta do vereador Eliseu Kessler (PSD) inclui a realização de simulações de situações de emergência e evacuação, campanhas de informação e distribuição de materiais informativos em escolas, comunidades e meios de comunicação locais. Além disso, serão oferecidas palestras, seminários e workshops sobre prevenção de desastres.

Importância da Prevenção

Kessler destacou a vulnerabilidade do município do Rio de Janeiro devido à sua formação natural entre o mar e as montanhas, sujeitando-o a riscos como deslizamentos de terras, alagamentos e enchentes. “Por meio da conscientização e disseminação de informações sobre medidas de prevenção, podemos proteger vidas, bens e a infraestrutura do município”, afirmou.

Parcerias Estratégicas

O projeto também prevê a criação de parcerias com instituições de pesquisa e organizações não governamentais especializadas em desastres naturais. Essas parcerias serão essenciais para a disseminação de conhecimento e o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e resposta a desastres.

Próximos Passos

Após aprovação em 2ª discussão, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes. Se sancionado, a prefeitura começará a implementar as ações previstas no PL para aumentar a conscientização e a preparação da população frente aos riscos de desastres naturais.

Compartilhe esta notícia