Alerta calor

Rio cria sistema de alerta para ondas de calor

Medidas incluem cancelamento de eventos e ampliação de pontos de hidratação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – A partir de segunda-feira (1º), a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciará um sistema de alertas para ondas de calor.

Este sistema poderá cancelar grandes eventos, como shows, nas situações mais intensas. Os alertas se integrarão aos estágios operacionais da cidade, que já orientam os cariocas em casos de chuvas intensas ou incidentes.


O que você precisa saber

  • Início do sistema: Segunda-feira, 1º de julho
  • Objetivo: Alertar sobre ondas de calor, podendo cancelar eventos
  • Níveis de calor (NCs): Cinco níveis com protocolos específicos
  • Motivação: Morte de fã por exaustão térmica em show de Taylor Swift

Detalhes do Sistema de Alerta

Inspirado pelo Centro de Operações, o sistema de alertas será classificado em cinco Níveis de Calor (NCs). Os índices considerarão temperatura, incidência de raios ultravioleta e duração das altas temperaturas. NC1, NC2 e NC3 não exigem cuidados especiais.

Níveis de Calor Elevados

No NC4, com previsão de calor intenso por pelo menos três dias consecutivos, a população será avisada para procurar “ilhas de resfriamento”, locais com refrigeração pré-determinados. O NC5 inclui temperaturas superiores a 44°C por mais de duas horas diárias durante três dias consecutivos.

Impacto na Saúde

O prefeito Eduardo Paes destacou que níveis de calor muito altos impactam a saúde. “Quando percebemos um nível de calor muito alto, com previsão de permanência por pelo menos três dias consecutivos, começamos a ver um impacto na saúde”.

Medidas de Proteção

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que pontos de hidratação serão ampliados para a população vulnerável. Ele enfatizou que o calor excessivo pode agravar doenças e situações críticas. Portanto, a comunicação é crucial para mitigar esses efeitos.

Suspensão de Atividades

No NC5, atividades de risco ao ar livre, incluindo esportivas, asfaltamento e limpeza urbana, serão suspensas. Boletins meteorológicos serão divulgados a cada seis horas, e um boletim epidemiológico será emitido em até 72 horas após o fim da onda de calor.

Nomeação das Ondas de Calor

Assim como os furacões, as ondas de calor poderão receber nomes. Estes serão baseados nos 200 nomes mais comuns do país e 50 nomes mais comuns em inglês e espanhol, para facilitar a comunicação com turistas.


LEIA TAMBÉM

Publicação do Decreto

O detalhamento das medidas será publicado em um decreto no Diário Oficial Municipal da próxima segunda-feira (1º).