Rio de Janeiro cria programa de prevenção ao suicídio para agentes de segurança

27 de fevereiro de 2023
Leia em 1 minuto
Polícia Militar do Rio de Janeiro (Foto: Moskow)
Polícia Militar do Rio de Janeiro (Foto: Moskow)

O estado do Rio de Janeiro vai adotar, a partir desta terça-feira, um programa de prevenção ao suicídio voltado para policiais civis, agentes penitenciário e servidores que trabalham com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A ideia é que, no futuro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também passem a integrar o projeto. Dados do IPPES, o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio, com base no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostram que 101 policiais civis e militares brasileiros cometeram suicídio em 2021. No estado do Rio, foram 15 casos.

O programa Segurança Q Previne vai ser coordenado pelo próprio Ippes, em parceria com o governo do estado e o Ministério Público do Trabalho. De acordo com a presidente do instituto, Dayse Miranda, a primeira etapa do programa é um diagnóstico da situação nos órgãos participantes. Em seguida, será feito um trabalho de conscientização com gestores, profissionais de saúde mental que trabalham nesses locais e os próprios agentes. 

A presidente do IPPES explica que algumas condições inerentes ao trabalho com segurança pública podem aumentar o risco de adoecimento mental e suicídio

De acordo com Dayse Miranda, há outras questões agravantes como as escalas de trabalho que comprometem o descanso, a falta de assistência adequada após situações de trauma, como a morte de um colega, e o acesso mais fácil a armas de fogo. Ela acrescenta ainda que um profissional em sofrimento mental coloca em risco não apenas à sua vida, como também a de todos à sua volta, inclusive a população civil. O projeto será tem  previsão de durar dois anos

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

Eduardo Paes

Eduardo Paes anuncia redução na proporção de monitores para alunos autistas

Prefeito atende demanda de vereadores e…
Alerj - Foto: Reprodução

Colégio militar em Deodoro gera debate na Alerj

Discussão sobre modelo militar de ensino…