A cidade do Rio de Janeiro se tornou, nos últimos anos, um grande mercado para terapias alternativas, especialmente as massagens terapêuticas. Moradores e turistas estão cada vez mais buscando as mais variadas técnicas que proporcionem relaxamento, equilíbrio e bem-estar.
Atualmente, clínicas e spas espalhados pelo município, incluindo bairros badalados como Centro, Barra da Tijuca, Copacabana e Leblon, oferecem os mais diferentes estilos, desde as conhecidas massagens sueca e ayurvédica até as sensuais tailandesa e tântrica.
As massagens têm ainda se destacado como um bem-sucedido gerador de empregos e renda para milhares de profissionais, mostrando-se um importante complemento no setor de hotelaria e turismo da mundialmente famosa Cidade Maravilhosa.
Considerada a mais aplicada entre seus adeptos, a massagem sueca continua entre as preferidas, por sua simplicidade e eficiência. O massagista promove uma combinação de movimentos longos e fluidos, acompanhados de vibrações e batidas. Com isso, ajuda a aliviar tensões de tendões e músculos.
Outra técnica que está se expandindo no Rio é a massagem com pedras aquecidas, que proporciona benefícios para o corpo e a mente. Pacientes que reclamam de dores musculares e nos nervos encontram nela uma aliada contra esses problemas.
Segundo massagistas, a terapia é muito eficiente no combate a dores e tensões musculares, pois o calor das pedras traz alívio imediato. Dependendo do diagnóstico do problema, o profissional pode sugerir a aplicação de pedras frias.
Igualmente conhecida pelo alcance de seus benefícios, a massagem ayurvédica encontra-se entre as preferidas do público, em função do uso de óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. Profunda, a técnica estimula pontos corporais e órgãos vitais. Para quem tem dores e desvios de coluna e problemas de postura, pode ajudar a aliviar dores.
O Rio de Janeiro também tem assistido a uma expansão das chamadas massagens sensuais, como a tailandesa e a tântrica, cada vez mais procuradas pelas pessoas. Essa busca por clínicas e massagistas no RJ, é alavancada pela atenção com a qualidade de vida dos cariocas.
A massagem tailandesa, por exemplo, usa técnicas de pressão e alongamento suaves para relaxamento de todo o corpo. Antiga prática de cura surgida na Índia entre 2,5 mil e 7 mil anos atrás, faz muito sucesso no Ocidente.
LEIA TAMBÉM
- Cantor sertanejo Thales Lessa fica nu em frente a funcionária e é preso por importunação sexual
- Para aproximar mães e filhos, unidades de saúde do Rio de Janeiro ensinam técnica de massagem milenar
- Ginger chega ao Vogue Square, na Barra da Tijuca
- Hilton Copacabana celebra o Dia dos Namorados com jantar e show de jazz
- Giuseppe Grill Leblon lança novos cortes de wagyu
A técnica abarca todo o corpo por meio de uma sequência de movimentos semelhantes ao alongamento iogue. Cabe ao massagista usar palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme no corpo do paciente.
Já a tântrica se difere de outros tipos de massagem e alguns dos principais benefícios a ela associados. A técnica foi desenvolvida a partir de muitas fontes diferentes, principalmente pela combinação da filosofia tântrica com influências de pensadores ocidentais.
A massagem tântrica concentra-se no potencial e no uso da energia sensual, atuando na remoção de bloqueios em muitas dimensões diferentes de sua consciência, corpo, mente e espírito, elevando ou intensificação de experiências sensuais e orgásticas.
Entre os benefícios proporcionados pela massagem tântrica está a melhora da vida sexual; maior autoconfiança; mais libido; remoção de bloqueios físicos e mentais; resolução da ejaculação precoce; aumento do desejo; alívio na dor da penetração no vaginismo; diminuição do estresse e da ansiedade.