Rio inicia primeiro pacote de obras de urbanização no Jardim Maravilha

29 de setembro de 2022
1 min de leitura
O primeiro passo está sendo a montagem do canteiro de obras na Avenida São José dos Campos com Estrada do Magarça - Divulgação
O primeiro passo está sendo a montagem do canteiro de obras na Avenida São José dos Campos com Estrada do Magarça - Divulgação

A Fundação Rio-Águas iniciou, nesta quarta-feira (28/9), o primeiro pacote de obras de urbanização para a região de Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. O primeiro passo está sendo a montagem do canteiro de obras na Avenida São José dos Campos com Estrada do Magarça.

Serão urbanizados cerca de 7,7 km de vias, que receberão infraestrutura e pavimentação. Está prevista a implantação de 4 km de rede de drenagem, 8,8 km de rede de esgoto e 8,8 km rede de água potável. A obra abrange uma área de 320 mil metros quadrados, que está fora da mancha de inundação do rio. O valor do investimento deste primeiro pacote é de R$ 40,9 milhões do município.

Em paralelo, a Fundação Rio-Águas dá continuidade ao estudo para solucionar os emblemáticos alagamentos da região, causados pelas cheias do Rio Cabuçu-Piraquê, visto que boa parte das vias foram expandidas sobre a mancha de inundação do rio. O projeto inclui a concepção de sistemas para conter as cheias do rio e urbanização para todo o loteamento.

O projeto defende uma solução sustentável para o Jardim Maravilha. Serão implantados 12 km de cursos d’água, o que inclui o Rio Cabuçu-Piraquê e canais que deságuam nele. As faixas marginais de proteção do rio servirão de reservatórios naturais para as águas excedentes, que infiltrarão nas áreas verdes.

As premissas do projeto são reduzir e conter a mancha de inundação, viabilizar a infraestrutura necessária ao loteamento e permitir a continuidade dos processos naturais do território. Também serão feitas a pavimentação e a urbanização das vias, a fim de garantir o escoamento das águas pluviais. Serão 28 km de logradouros requalificados, com sistema de drenagem e de esgotamento.

Cerca de 23 mil moradores da região serão beneficiados com as intervenções. O investimento neste projeto inicial é de R$ 5,7 milhões, o prazo do contrato é de 12 meses e teve início em junho deste ano.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Foto: Reprodução

Homem é morto a tiros em partida de futebol no RJ

Vítima foi morta em campo durante…
Sem Anistia

Bolsonaristas perseguem jovem que exibiu faixa ‘Sem Anistia’ em Copacabana

Apoiadores de Bolsonaro buscam identificar estudante…