Dando continuidade às ações de combate a perdas de água na Zona Oeste da cidade, a Rio+Saneamento concluiu recentemente o reparo de um dos vazamentos aparentes de maior vazão da região. O serviço foi realizado no bairro de Campo Grande, nas proximidades da Estrada do Pedregoso.
De acordo com a equipe técnica da concessionária, o vazamento de água potável ocorria há pelo menos dez anos e estava localizado no trajeto de uma das principais adutoras responsáveis pelo abastecimento da região. No local, eram desperdiçados o equivalente a 60 litros de água por segundo, mais de 5 milhões de litros por dia.
![](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2023/05/Reparo-de-vazamento-em-Campo-Grande1-1024x1024.jpeg)
“
![](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2023/05/Reparo-de-vazamento-em-Campo-Grande2-1024x1024.jpeg)
I
![](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2023/05/Reparo-de-vazamento-em-Campo-Grande4-1024x1024.jpeg)
dentificamos este vazamento durante uma das inspeções de combate a perdas de água que a concessionária realiza rotineiramente. Após isso, nos foi reportado que ele já ocorria há anos naquele local”, afirmou Ubirajara Alves, Coordenador de Operações da Rio+Saneamento.
Combate a perdas
Na região da Zona Oeste, a concessionária segue investindo em ações de combate a perdas de água. Uma delas é a instalação de macromedidores, cuja tecnologia auxilia no monitoramento de perdas na distribuição, com base na comparação entre o volume de água que chega aos bairros e o consumo total da região. As informações são utilizadas no planejamento da concessionária e na identificação de problemas como vazamentos ou ligações irregulares.