27.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioRio de JaneiroRoubos na Barra da Tijuca crescem 29% e alarmam moradores

Roubos na Barra da Tijuca crescem 29% e alarmam moradores

Rio de Janeiro – Os casos de roubo na Barra da Tijuca cresceram 29% de janeiro a setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Em números, os registros aumentaram de 752 para 969, sendo o roubo de celulares um dos mais frequentes, com 310 ocorrências. Moradores como a assistente comercial Amanda dos Santos, vítima de um assalto no Bosque da Barra, relatam a crescente sensação de insegurança.

Para conter essa onda de violência, moradores de condomínios como o Península, onde reside o governador Cláudio Castro, iniciaram uma petição virtual pedindo mais policiamento. Em três dias, a mobilização reuniu mais de 800 assinaturas.

Violência e Crescimento dos Roubos: Dados e Depoimentos

De acordo com o ISP, além do roubo de celulares, os assaltos a pedestres subiram 31%, totalizando 564 casos em 2024. A situação preocupa lideranças locais, como o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, que teme o agravamento da violência no bairro e a aproximação de grupos criminosos vindos de áreas como Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras.

Dumbrosck alerta para o que considera uma “guerra anunciada”, devido à ausência de planejamento de segurança na região. “Além do aumento de assaltos na Barra, esse crescimento de violência causada por grupos criminosos na Muzema, Tijuquinha, Rio das Pedras e Terreirão tem nos mostrado que esses comandos se aproximam do bairro e não estamos vendo nenhum planejamento de segurança pública para isto.”

Bosque da Barra: Rota de Fuga para Criminosos

O Bosque da Barra se tornou uma rota frequente de fuga para assaltantes. Marcos Santos, vendedor, relata que foi roubado no início do ano ao voltar do trabalho. “Eles me roubaram, puxaram meu celular e meu relógio, e saíram correndo para o mato”, conta Marcos.

Outro ponto crítico na Barra da Tijuca é a Avenida das Américas, onde o empresário Fagner Mendes relata ter presenciado tentativas de roubo, incluindo uma em que o assaltante quebrou o vidro de um carro para roubar uma mulher. “Eles saem correndo para o mato e ninguém vê. Nós acabamos ficando com essa sensação de medo porque a violência virou rotina.”

Respostas das Autoridades e Ações de Policiamento

Em nota, a Secretaria de Polícia Militar afirmou que o policiamento da área inclui patrulhas de moto e policiais a pé, com reforço do Regime Adicional de Serviço (RAS), além das equipes do Barra Presente e Bairro Presente. No último mês, o comandante do 31º BPM (Recreio) reuniu-se com representantes da Associação Amigos da Península para ouvir as demandas da comunidade.

A Polícia Civil também investiga o aumento da criminalidade e trabalha junto à Polícia Militar para identificar suspeitos. A 16ª DP (Barra da Tijuca) informou que, por meio da troca de informações, já conseguiu identificar parte dos autores dos crimes, sendo que alguns foram reconhecidos pelas vítimas.


LEIA TAMBÉM

Perguntas Frequentes sobre o Aumento de Roubos na Barra da Tijuca

Qual o motivo do aumento de roubos na Barra da Tijuca?

O ISP apontou um crescimento de 29% nos roubos de janeiro a setembro de 2024, com aumento de roubos a pedestres e de celulares.

O que os moradores estão fazendo para lidar com a insegurança?

Moradores de áreas como o Península criaram uma petição virtual solicitando reforço no policiamento.

Qual a posição das autoridades sobre a segurança no bairro?

A PM informou que há patrulhas adicionais na Barra e que a Polícia Civil colabora para identificar suspeitos.

Há previsão de mais policiamento na região?

Até o momento, não há informações de novas operações, mas as forças de segurança continuam com o policiamento ostensivo.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online