Após denúncia recebida pelos canais de atendimento da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ), os agentes da Secretaria e da Autarquia fizeram uma inspeção em uma instaladora e requalificadora de cilindros de gás GNV, localizada na Tijuca, na Zona Norte do Rio.
O local foi interditado após os agentes constatarem um forte odor de gás exalado que incomodava os clientes e a vizinhança e que pode ser prejudicial à saúde e à vida do consumidor.
Um agente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que já estava no local, deu instruções para melhoria na utilização do sistema de descompressão dos cilindros e consequente minimização do cheiro. A oficina tinha material para descompressão, mas não estava sendo utilizado de maneira eficiente.
LEIA TAMBÉM
Os agentes da SEDCON e do PROCON-RJ verificaram ausência de preço em todos os produtos e serviços expostos. Os extintores de incêndio determinados pelo Corpo de Bombeiros também estavam vencidos, o que levou à interdição do local.
Segundo o Secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, essa interdição é estritamente necessária para preservar a saúde e a vida do consumidor, garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Recebemos a denúncia de que os vizinhos dessa oficina estavam sentindo um odor muito forte e alguns idosos e crianças chegaram a passar mal. Fomos até o estabelecimento, identificamos as irregularidades e interditamos para minimizar os danos. Também verificamos que o alvará de funcionamento do local prevê que é vedado o incômodo à vizinhança e, por este motivo, comunicamos à prefeitura sobre o ocorrido para que tomem as devidas providências” – informou Gutemberg Fonseca.