Na manhã desta segunda-feira (25), a circulação dos trens do ramal Belford Roxo da SuperVia foi alterada devido a um ato de vandalismo ocorrido nas proximidades da estação Barros Filho, na Zona Norte do Rio.
O sistema da rede aérea foi danificado, o que afetou diretamente a operação dos trens. A partir das 6h30, os passageiros passaram a ser orientados a realizar transferência na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem até os terminais.
A mudança, que afeta tanto os passageiros que seguem em direção à Central do Brasil quanto os que viajam para Belford Roxo, exigiu a transferência dos passageiros entre os dois sentidos. A SuperVia informou que o intervalo entre os trens foi ajustado para 23 minutos e que o horário de pico do ramal é até as 8h. A concessionária ressaltou que a medida é necessária para permitir que a equipe técnica realize os reparos na rede aérea e restabeleça a operação normal do ramal.
Em nota, a SuperVia expressou pesar pelos transtornos causados aos passageiros e garantiu que as ações corretivas estão sendo realizadas.
Enquanto isso, os demais ramais da SuperVia operaram com os seguintes intervalos nesta manhã:
- Ramal Santa Cruz (pico de 5h às 8h): Intervalo médio de 10 minutos entre Central do Brasil e Santa Cruz.
- Ramal Deodoro (pico de 5h às 8h): Intervalo médio de 10 minutos entre Deodoro e Central do Brasil.
- Ramal Japeri (pico de 5h às 8h): Intervalo médio de 10 minutos entre Central do Brasil e Japeri.
- Ramal Saracuruna (pico de 5h às 8h): Intervalo médio de 15 minutos entre Central e Gramacho, e 30 minutos entre Gramacho e Saracuruna.
Procurada pelo Diário Carioca, a SuperVia informou que até às 9h desta segunda, “foram transportadas 3.534 pessoas no ramal Belford Roxo. A perda é de 1.553 pessoas, se for comparado com o mesmo período de uma segunda-feira sem feriado”.
Ainda de acordo com a empresa “os passageiros do ramal Belford Roxo estão precisando aguardar por mais tempo para pegar os trens (o intervalo fora do horário de pico é de 90 minutos)”.