O presidente da Comissão de Segurança da Câmara, vereador Chagas Bola (União), enviou um ofício ao Secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Henrique Pires, solicitando a instalação de uma Companhia Destacada na Comunidade do Tirol, na Freguesia, em Jacarepaguá. Na manhã deste domingo (11), o policial militar Caio Cezar Lamas Cordeiro, de 31 anos, foi morto após trocar tiros com criminosos. A ação aconteceu após PMs do 18º BPM (Jacarepaguá) serem acionados com a informação de que os bandidos estariam se reunindo na rua Timbuaçu, próximo à comunidade. Um criminoso também morreu na ação.
¨A polícia precisa ocupar com urgência a Comunidade do Tirol. A população vive acuada e à mercê da violência na região, que sofre com a guerra de facções¨, ressaltou o vereador, que vem lutando há tempos por essa Companhia e por mais segurança em Jacarepaguá. Chagas Bola também já solicitou a implantação do programa Segurança Presente no bairro e, em novembro, realizou uma audiência pública na Câmara com a participação de representantes da Secretaria de Governo, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e de associações de moradores da região. Após o encontro, o 18° Batalhão da PM recebeu o reforço de mais 8 policiais.
Localizado na Zona Oeste, uma das regiões que mais cresceram no Rio de Janeiro, o bairro de Jacarepaguá convive, hoje, com desafios na área de segurança que se comparam a grandes municípios brasileiros. Além dos frequentes assaltos com vítimas fatais, que tem obrigado muitos moradores e comerciantes a mudarem suas rotinas, a disputa entre traficantes e milicianos pelas comunidades é o traço mais crítico dessa realidade. Na última terça-feira (6), o policial Ângelo Azevedo também foi morto após policiais do Bope terem sido atacados na Praça Seca