Pedalada Pelada

Vídeo: Ciclistas nus promovem protesto no Rio de Janeiro

Pedalada Pelada e a campanha global World Naked Bike Ride chamam atenção para a segurança dos ciclistas

Ciclistas nus protestam por segurança nas ruas do Rio de Janeiro. Foto: reprodução
Ciclistas nus protestam por segurança nas ruas do Rio de Janeiro. Foto: reprodução

Ciclistas promoveram um protesto inusitado pelas ruas do Centro do Rio na noite de sexta-feira (15), pedindo por mais segurança no trânsito.

Hello Bet
Hello Bet

O grupo, conhecido como Pedalada Pelada, saiu da Cinelândia por volta das 19h30 e percorreu até os Arcos da Lapa, passando pelo Quartel General da Polícia Militar.

O que você precisa saber

  • A Pedalada Pelada faz parte da campanha global World Naked Bike Ride, onde ciclistas pedalam nus ou seminus para chamar a atenção para a segurança dos ciclistas e o respeito às regras de trânsito. O movimento acontece anualmente no mês de março.
  • Em São Paulo, ciclistas também aderiram à campanha, organizada pela Massa Crítica, pedalando sem roupa em direção à Rua da Consolação.
  • O tema deste ano, “Mais amor, menos motor”, visa conscientizar sobre o uso de veículos menos poluentes e a importância da segurança no trânsito. Os participantes utilizaram partes do corpo com mensagens pintadas pedindo paz no trânsito e respeito aos ciclistas.

Conscientização e Impacto

O protesto visa não apenas chamar a atenção para a segurança dos ciclistas, mas também para a necessidade de reduzir a poluição causada pelo tráfego e promover um ambiente mais seguro e amigável no trânsito. A nudez dos participantes serve como um símbolo para destacar a vulnerabilidade dos ciclistas nas vias urbanas e para ressaltar a importância do respeito mútuo entre todos os usuários das vias.

Essas ações buscam sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de políticas públicas que promovam a mobilidade sustentável e a segurança de todos os usuários das vias, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva e consciente.