Rio Metápolis discute desafios da inovação e sustentabilidade

Evento, gratuito e on-line, acontece no dia 18 e terá painéis e estudos de casos

Para refletir sobre as soluções mais adequadas e superar os desafios relacionados à inovação e à sustentabilidade das cidades e distritos de inovação, o Rio de Janeiro recebe, no dia 18 de março, o 1º Seminário Rio Metápolis. O evento, gratuito e on-line, é aberto ao público e terá seis painéis de debate e cinco apresentações de casos, entre 9h e 19h. O seminário é uma realização da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), com patrocínio da Faperj. A  Firjan e a Alerj são co-realizadores. O Sebrae e a Fecomércio são apoiadores. As inscrições estão abertas no site: riocriativo.org.br

“Já no tema do seminário destacamos o Rio de Janeiro como metápolis, levando em conta a grande complexidade e paradoxo das cidades, indo além do entendimento de ‘território’ como um suporte das atividades e construções humanas”, explica o assessor da Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio, José Alberto Sampaio Aranha. Na programação, o papel das instituições na construção de cidades criativas e inteligentes, a cidade além do território, distritos de inovação, alternativas criativas e sustentáveis para a energia, o papel da indústria 4.0 na saúde e bem-estar, e, por fim, a indústria criativa.

A estratégia proposta é a incorporação do conceito dos “distritos de inovação” a partir dos bairros. E nesse contexto o papel dos líderes das associações de moradores e entidades comunitárias é fundamental. Ou seja, eles seriam preparados para buscar soluções que tornem seus bairros mais atraentes, retendo jovens talentos que queiram morar, trabalhar, estudar e se divertir em ambientes inovadores e modernos. O presidente da Redetec, Jorge Ávila, destaca que existem grandes desafios para a transformação das cidades do Estado do Rio de Janeiro, dentre eles a atração de empresas que desenvolvam tecnologias e serviços inovadores. “As grandes cidades são muito heterogêneas e deveriam ser administradas a partir dos bairros, com mais autonomia para investimentos em competitividade e na atração de investimentos”, avalia Ávila.

Autoridades convidadas

A abertura do Rio Metápolis vai contar com a presença de autoridades que vão responder sobre qual é o papel e quais são as recomendações das instituições na construção de cidades criativas e inteligentes. Estarão presentes o governador Cláudio Castro; o prefeito Eduardo Paes; o presidente da Redetec, Jorge Ávila; o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira; o presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz; o diretor superintendente do Sebrae, Antônio Mello Alvarenga Neto, e o presidente da Alerj, André Ceciliano. Participam também da programação representantes de diferentes setores que são estratégicos na abordagem do tema.

Serviço:

1º Seminário Rio Metápolis

18 de março, quinta-feira das 9h às 19h.

Evento online, gratuito e aberto.

Inscrições abertas no site: https://www.riocriativo.org.br/ 

Ative agora o lembrete no YouTube: https://youtu.be/T2zohOYInnU