Cardume de raias registrado pelo fotógrafo Ari Kaye. Foto: Instagram @arikaye/ Reprodução
Atualizado em 30/11/2025 19:13

Uma cena que seria facilmente confundida com imagens geradas por Inteligência Artificial ganhou destaque nas redes sociais do fotógrafo Ari Kaye. O profissional registrou um enorme cardume de raias próximo à região de Copacabana, no Rio de Janeiro, e as imagens impressionam pela quantidade e clareza dos animais nas águas.

O artista, autodefinido como “carioca apaixonado”, acredita ter filmado não apenas dezenas, mas centenas de raias-ticonha (Rhinoptera bonasus) na região próxima ao Forte de Copacabana. O registro foi feito no último dia 19 de novembro.

Em suas redes sociais, Ari revelou ter sido surpreendido pelo enorme cardume. Ele sobrevoava a região com um drone quando as águas cristalinas permitiram observar uma “mancha preta” que, com o zoom adequado, se revelou mais um espetáculo da natureza.

Espetáculo de 500 Raias

Em declaração ao jornal O GLOBO, o fotógrafo contou que já havia registrado um cardume de raias no passado, mas que deviam ser cerca de 100 animais. No registro mais recente, ele acredita que o cardume tenha sido formado por cerca de 500 raias.

A raridade e a beleza da cena refletem a importância da preservação do ecossistema marinho local. “Fui presenteado com esse espetáculo, incrível poder ver e registrar a natureza de forma tão próxima”, finalizou o artista, que costuma registrar o estilo de vida e a cidade do Rio de Janeiro. As imagens reforçam o valor da observação e do registro da vida selvagem em ambientes urbanos.


- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Siga:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.