Saiba se seu nome está no primeiro lote de restituição do IRPF 2020

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020 começou a ser pago no fim do mês passado (29). A primeira fase dá prioridade a idosos, pessoas com deficiência ou que tiverem alguma doença considerada grave. 

As consultas ao lote liberado pela Receita Federal podem ser feitas via internet, por meio do site do Ministério da Economia, por aplicativo em aparelhos móveis ou pelo Receitafone, através do número 146. É preciso ter em mãos documentos de identificação, como RG ou CPF. 

:: Receita abre consulta a lotes residuais do IR de 2008 e 2019 :: 

Já o aplicativo deve ser baixado via Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, válido para o sistema IOS. Para isso, basta fazer uma busca pelo aplicativo da Receita Federal e fazer o download gratuito. Na sequência, escolha a opção “Consulta Restituição”. Em seguida é só  informar o número de seu CPF e selecionar o ano de 2020, 

Pelo site, o contribuinte deve acessar o link que leva até a página de serviços da Receita. Depois é preciso preencher os dados solicitados e clicar na opção “consultar”. 

:: CPF Digital: governo lança aplicativo para acessar documento sem sair de casa :: 

Novo prazo 

Vale lembrar que, em abril, a Receita adiou o prazo final de entrega das declarações, em razão da pandemia do novo coronavírus. Em vez de 30 de maio, a data limite passou a ser 30 de junho de 2020. 

A multa para quem não fizer a declaração dentro do prazo é de, no mínimo, R$ 165,74. Já o valor máximo é calculado com base nos 20% do imposto devido.

Edição: Douglas Matos