São Paulo – As festas juninas são marcadas por comidas típicas, danças e fogueiras. No entanto, para pacientes com doença renal crônica (DRC), é essencial estar atento à ingestão de alimentos ricos em sódio, fósforo e potássio.
Essas substâncias não são eliminadas adequadamente em pacientes que fazem hemodiálise ou diálise peritoneal.
O que você precisa saber:
- Pacientes com DRC devem evitar alimentos ricos em sódio, fósforo e potássio.
- Nutricionista Thays Mortaia recomenda cautela com alimentos como pinhão, coco, milho, castanhas e amendoim.
- Utilização de temperos naturais é aconselhada.
- Substituir salsicha e presunto por carnes magras e frango é uma alternativa saudável.
- Bebidas como sucos de frutas diluídos e refrigerantes à base de limão são mais seguras.
- Medicamentos quelantes de fósforo devem ser tomados conforme orientação médica durante refeições.
Cuidados Alimentares nas Festas Juninas
Durante as festividades, pacientes com doença renal crônica devem evitar alimentos ricos em fósforo e potássio, como pinhão, coco, milho, castanhas e amendoim. Segundo a nutricionista Thays Mortaia, é essencial usar temperos naturais no preparo dos alimentos.
“É fundamental que o paciente renal evite alimentos como pinhão, preparações que tenham como ingredientes: coco, milho, castanhas, amendoim, por serem ricos em fósforo e em potássio”, destaca Thays Mortaia, coordenadora de nutrição da DaVita Tratamento Renal.
Leia Também
Substituições Saudáveis
Para evitar complicações, substituir alimentos como salsicha, linguiça, presunto e mortadela por carnes magras ou frango pode reduzir o impacto no organismo. Mortaia também sugere consumir milho cozido em bastante água ao invés de assado na brasa.
Bebidas Seguras
Pacientes renais devem optar por sucos de frutas diluídos, refrigerantes à base de limão ou guaraná e evitar refrigerantes à base de cola, sucos industrializados e bebidas alcoólicas como vinho quente e quentão.
“As substituições de lanches com salsicha, linguiça, presunto ou mortadela por lanches de carne magra ou frango podem ajudar a reduzir o impacto no organismo do paciente renal, e o consumo do milho cozido em bastante água ao invés de feito na brasa”, explica Mortaia.
Uso de Medicamentos
Thays Mortaia destaca a importância dos quelantes de fósforo, que devem ser tomados junto com refeições contendo proteína, leite ou queijo, conforme prescrição médica.
Participação Ativa no Tratamento
É fundamental que pacientes com doença renal crônica sigam as orientações nutricionais para melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida. Adaptar a alimentação às necessidades individuais é essencial.