24.3 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -

O caminho do meio

- Publicidade -
Diário Carioca Google News

RAY CUNHA, DE BRASÍLIA – A palavra Buda é do sânscrito desperto. São os que despertaram para a compreensão de que todos os fenômenos, ou a vida material, são impermanentes. O Buda mais conhecido no Ocidente é Siddhartha (aquele que atinge seus objetivos) Gautama (condutor de gado), também conhecido como Sakyamuni, sábio do clã dos Shakyas, fundador do budismo, e que viveu por volta de 563 a.C. a 483 a.C. Sidarta nasceu príncipe no reino de Kapilavastu, em Lumbinī, território atualmente dividido entre Nepal e Índia; era filho do rei Suddhodana Gautama, líder do clã Shakya, e da rainha Maha Maya.

Sidarta foi educado pela irmã mais nova de sua mãe, Maha Pajapati, que, a mando do rei, o fez acreditar que todo mundo vivia no mesmo fausto do palácio. Aos 16 anos de idade, seu pai o casou com uma prima da mesma idade, Yashodhara, que deu à luz um filho, Rahula. Ao todo, Sidarta viveu 29 anos como príncipe dentro das muralhas de Kapilavastu, em contato com o bom e melhor da vida. 

Apesar do esforço do seu pai para que nunca visse doentes, moribundos, nem sofrimento algum, um dia Sidarta viu um homem velho e pobre. Quando um cocheiro do reino, Chandaka, amigo de Sidarta, explicou a ele que era natural envelhecer, o príncipe arranjou um jeito de sair das muralhas para ver o mundo fora delas. Não deu outra, viu um homem doente, um corpo em decomposição e um asceta. Isso o deprimiu. Como superar a doença, a velhice e a morte? Por meio do ascetismo?

Ajudado por Chandaka, Gautama pegou seu cavalo, Kanthaka, e abandonou o palácio. Levaria a vida de mendicante, atrás das respostas que o afligiam. Seguiu para Rajagaha, onde sobreviveu pedindo esmola. 

Foi longa a peregrinação de Sidarta, até encontrar um grupo de cinco yogues, liderados por Kaundinya, que tentavam encontrar a iluminação por meio da privação de bens materiais, incluindo a alimentação, e praticando a auto mortificação. Um dia, ao banhar-se na beira do rio Neranjana, morto de fome, Gautama desmaiou e quase se afogou. Nesse momento, se lembrou da infância, observando seu pai a arar o campo; concentrado nesse pensamento feliz, entrou em um estado meditativo que até então não conseguira atingir.

Gautama percebeu que tanto o luxo em que vivera quanto o ascetismo extremo em que estava vivendo é que levavam à morte; precisava seguir o caminho do meio, o caminho da moderação, igualmente afastado dos extremos, da autoindulgência e auto mortificação. Diz a lenda que sentou-se, ali perto do rio Neranjana, sob uma Ficus religiosa, figueira, e jurou não se levantar dali enquanto não houvesse encontrado a verdade. Após 49 dias de meditação, alcançou a iluminação, ou seja, a paz espiritual.

Tinha 35 anos de idade. Desde então, Gautama ficou conhecido por seus seguidores como o Buda, ou Shakyamuni Buda, o Iluminado da tribo dos Shakya, até morrer, aos 80 anos de idade, na cidade de Kushinagar, atual estado de Uttar Pradesh, Índia. 

A iluminação de Sidarta consiste em que ele compreendeu quais são as causas do sofrimento e como eliminá-lo, as Quatro Nobres Verdades, a essência do budismo. Compreendido isso surge um estado de paz interior, liberdade da ignorância, inveja, orgulho, ódio e outros sentimentos que levam à angústia. 

A Primeira Nobre Verdade é a causa do sofrimento, ou sentimentos ruins, como tristeza, insatisfação, aflição, desilusão, desespero, tédio. A causa de tudo isso é o apego material, pois, como a matéria é impermanente, apegar-se a ela será sempre insatisfatório. A Segunda Nobre Verdade é a constatação da Primeira Nobre Verdade. A Terceira Nobre Verdade revela que há um caminho que leva ao fim da Primeira Nobre Verdade, e a Quarta Nobre Verdade detalha esse caminho, fazendo cessar todo o sofrimento.

Trocando em miúdos, a Primeira Nobre Verdade é a constatação do sofrimento: nascimento, envelhecimento, doença, morte, tristeza, lamentação, dor, angústia, desespero, a união com aquilo que não causa prazer, a separação daquilo que é prazeroso, não obter o que se deseja, o apego, a matéria, tudo isso é sofrimento. 

Sofremos porque não temos algo, porque conseguimos algo e quando o conseguimos temos medo de perdê-lo, porque temos algo que parecia bom, mas agora não é tão bom assim, porque temos algo de que queremos nos livrar e não conseguimos, porque a matéria, as ideias, os conceitos, os pensamentos, são impermanentes. 

A Segunda Nobre Verdade é o conhecimento da origem do sofrimento, que é a busca pelos prazeres sensoriais. A Terceira Nobre Verdade mostra o caminho que prescinde desses prazeres, fazendo-os cessarem, desapareceram. E a Quarta Nobre Verdade detalha esse caminho. Logo, a Nobre Verdade é o caminho que conduz à cessação do sofrimento, o Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.

É essa a grande disciplina. A melhor vacina contra qualquer virose, pois o medo da morte, as trevas, desaparecem, dando lugar à luz do amor, que é a energia, a sintonia fina da vida

Justiça considera morte por covid acidente de trabalho

Família de motorista de Minas Gerais receberá indenização por danos morais e materiais

Horóscopo do dia 20 de abril de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 19 de abril de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Lua Crescente em Leão é fase de vazão às emoções

Nesta terça-feira, 20, Leão traz força e magnetismo para a Lua Crescente, fase de se dedicar aos projetos e ter ideias criativas. O signo do vigor da vida, de fogo e fixo, deixa o período com as emoções mais afloradas

Mr. Cat entra no mercado de roupas masculinas

Referência no segmento de calçados, empresa carioca agora faz também camisaria assinada pelo estilista Maxime Perelmuter, head de estilo da marca

Roberto Carlos canta para Santa Rita de Cássia a música suave que vem do éter azul das estrelas

No dia 22 de maio, a Casa de Cultura Roberto Carlos, na Rua João de Deus Madureira, bairro do Recanto, na cidade natal de ícone da música popular brasileira, Cachoeiro do Itapemirim, sul do Espírito Santo, receberá uma acrílica sobre tela imortalizando Roberto e a padroeira do distrito

Vasco empata com Boavista e está fora da disputa do título do Carioca

Tropeço do Cruzmaltino garante Portuguesa na semifinais do Estadual

Brasil ultrapassa marca de 373 mil mortes por covid-19

O Brasil registrou 1.657 mortes por covid-19 e...

Alfred Molina confirma oficialmente seu retorno como Doutor Octopus no próximo filme 'Homem-Aranha'

Alfred Molina confirmou oficialmente seu retorno como Doutor Octopus no próximo filme da Marvel Homem-Aranha: No Way Home . ...

Horóscopo do dia 19 de abril de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 19 de abril de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Redman anuncia o tão esperado ‘Muddy Waters 2 ′, compartilha o novo single ’80 Barz’

Redman anunciou a tão esperada sequência de seu clássico 696 álbum 'Muddy Waters'. LEIA MAIS: faixas essenciais...