Metais tóxicos em absorventes internos preocupam cientistas

Estudo encontra chumbo e outros metais em produtos de higiene feminina

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

Nova York – Um estudo publicado na revista Environment International revelou a presença de metais tóxicos, incluindo chumboarsênio e zinco, em absorventes internos de diversas marcas. A pesquisa analisou 30 produtos de 14 fabricantes nos Estados Unidos e na Europa.

O que você precisa saber:

  • Todos os absorventes testados continham alguma quantidade de chumbo
  • Marcas orgânicas tendem a ter menos chumbo, mas mais arsênio
  • Ainda não se sabe se os metais podem ser absorvidos pelo corpo
  • Pesquisadores pedem regulamentações mais rígidas para fabricantes

Riscos à saúde e necessidade de mais estudos

Jenni Shearston, autora principal do estudo, alertou sobre os possíveis impactos na saúde. “Mesmo a exposição de baixo nível ao chumbo pode resultar em impactos neurocomportamentais”, afirmou. Contudo, a cientista ressaltou que ainda não é possível avaliar se os metais podem vazar dos absorventes e serem absorvidos pelo corpo.

Regulamentação atual e demanda por mudanças

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) classifica os absorventes internos como produtos de “Classe II”.


LEIA TAMBÉM

Portanto, não há exigência de testes para contaminantes químicos. Os pesquisadores, diante das descobertas, pedem regulamentações mais rígidas para fabricantes de absorventes nos EUA e na Europa.

Compartilhe esta notícia
Meta dobra à direita, encerra checagem de fatos e nomeia aliado de Trump Lula entrega 1.296 moradias no Ceará Keanu Reeves – 60 anos de uma jornada épica em Hollywood Fim de uma Era: há 28 anos os Ramones faziam seu último show Veja as previsões bombásticas para os famosos em agosto