Estado do Amazonas conta com 30 usinas geradoras de oxigênio medicinal instaladas em hospitais da capital e do interior. Juntos, os equipamentos têm capacidade de produzir 15,5 mil metros cúbicos do gás, diariamente, para atender as vítimas da Covid-19 e demais pacientes com dificuldades respiratórias.
Das 30 usinas em operação, 16 estão em Manaus, sendo três na rede privada. As demais estão no interior, nos municípios de Itacoatiara (3), Parintins (2), Maués (2), Manacapuru (1), Tabatinga (1), Tefé (1), Coari (1), Autazes (1), Nova Olinda do Norte (1) e Humaitá (1). Outras 15 usinas estão em trânsito – cinco delas serão encaminhas aos municípios de Codajás, Tapauá, Apuí, Urucará e Santo Antônio do Içá – e mais 29 estão em processo de aquisição.
Covid-19: Municípios amazonenses recebem usinas de oxigênio para combate à pandemia
Como a pandemia mudou os hábitos alimentares dos brasileiros
A força-tarefa para abastecer o estado com oxigênio é coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Amazonas e prefeituras municipais.
Continue Lendo
Reportagem:
Paloma Custódio é radialista, jornalista e graduada em Relações Internacionais. Ela atuou por 7 anos na Rede Boa Vontade de Comunicação onde foi produtora e repórter. Também esteve na equipe de comunicação no escritório das Nações Unidas (ONU), no Brasil.
Edição:
Jornalista há 20 anos, com experiência em diversas mídias, passando por rádio e a TV, mas, mais especificamente, nos principais jornais impressos da capital, Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Além disso, exerceu a profissão em importantes órgãos, como Ministério da Educação, Procuradoria Geral da República, Ministério da Saúde, Banco Central e Ministério do Meio Ambiente. Em todos eles, desempenhou as funções de redação, edição, revisão de textos, fotojornalismo, assessoria, entre outros.
Edição de áudio:
Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasilia, estagiou na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). É produtor multimídia experiente na área de áudio visual, e em transmissões ao vivo. Entrou na equipe do Brasil 61 compondo a equipe de Follow de mídia, passando pela reportagem e agora faz parte da equipe de Audio Designer`s.